quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Loja do Galo chega ao centro de BH por meio de sua 1ª franquia

Por Luiza Oliveira
Belo Horizonte

O Atlético assinou, nesta quinta-feira, o primeiro contrato de franquia da Loja do Galo. O novo estabelecimento será inaugurado no Centro da capital mineira, com previsão para atender aos torcedores a partir de outubro. O presidente Ziza Valadares considera esse um passo importante para o clube e já pensa em estender o negócio, com a abertura de outras quatro lojas.

"Essa assinatura é fruto de um estudo meticuloso de mais de um ano e temos certeza que vai dar certo, concluímos que é o ponto ideal. As franquias são fundamentais para o Atlético, tínhamos uma loja e vamos passar a ter mais cinco em Belo Horizonte. Acho que assim vamos atingir o público alvo que é nossa imensa torcida", observou o dirigente.

A Loja do Galo funciona, no momento, em um único endereço, próximo à sede administrativa do Atlético-MG, no Bairro de Lourdes, na Zona Sul de Belo Horizonte. A primeira loja a ser instalada pelo sistema de franquia será na esquina das ruas Tupinambás e Rio de Janeiro, no centro da capital.

Segundo o dirigente, a próxima meta é a abertura de mais uma loja até o Natal, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Até 2008, deverão ser inauguradas outras três: na Savassi, no Barreiro, ambas na capital, e na vizinha Contagem. Para isso, foi fechada uma parceria com a empresa Francap (Franchising Capital Parters), que é responsável pela seleção dos franqueados.

O primeiro franqueado da Loja do Galo é Wagner Cardoso que há mais de 30 anos é comerciante no centro da capital mineira. Ele já trabalhou com casas noturnas e, hoje, além de ter lojas no ramo de lanchonetes e restaurantes tem atividades também no ramo de bijuterias.

Ele afirma que poder fazer parte do Atlético de alguma forma é a realização de um desejo antigo. "Sempre foi um sonho jogar no Atlético, mas a bola não foi suficiente e vou representar o clube de outra forma, com uma loja no Centro, que era um sonho também do meu filho. Graças a Deus estou confiante e esperamos ser felizes e retribuir a confiança da diretoria", afirmou Wagner.

Empresa da família Bin Laden quer construir cidades inteiras

Por Sebastian Tong

CINGAPURA (Reuters) - A incorporadora imobiliária Middle East Development, com sede em Dubai e controlada por um membro da família saudita Bin Laden, está adquirindo enormes terrenos no Iêmen, no Djibouti e na Síria para construir cidades inteiras.

A empresa quer se expandir além dos empreendimentos comerciais e residenciais e entrar no planejamento e construção de cidades de grande porte a partir da estaca zero.
"Há uma enorme necessidade de grandes desenvolvimentos na infra-estrutura para acomodar o rápido crescimento econômico e populacional", disse Oussama Al Dimashki, executivo-chefe da Middle East Development, em entrevista à Reuters na terça-feira.
Segundo ele, o crescimento econômico no Oriente Médio, na Índia e na China, entre outros lugares, está sobrecarregando as cidades existentes, que não foram planejadas para populações tão grandes.

"O futuro será do 'franchising' de cidades. Cidades inteiras que sejam dirigidas por empresas privadas ao invés de governos e burocracias", afirmou.

O grupo, controlado por Tarek Mohammed bin Laden --meio-irmão de Osama bin Laden, o líder da Al Qaeda-- está adquirindo 1.500 quilômetros quadrados de terra no Iêmen e cerca de 600 quilômetros quadrados no Djibouti, para construir duas cidades, que no futuro devem ser ligadas por uma ponte de 27 quilômetros ligando a África à Ásia.
"Quando se fala em colocar infra-estrutura, os aeroportos, as rodovias e os sistemas de saneamento básico, além dos empreendimentos residenciais e comerciais, estamos falando em centenas de bilhões de dólares", disse o sírio Dimashki.

O grupo, criado em 2004, também discute projetos na Síria, na Tunísia e no Marrocos.
Segundo ele, os terrenos seriam desenvolvidos e posteriormente loteados e vendidos a outros investidores.

A empresa atualmente administra um patrimônio de cerca de 280 milhões de dólares, principalmente no Barein e em Dubai. Mas o objetivo é diversificar.
"Nosso foco é sair de Dubai, porque achamos que Dubai está ficando menos lucrativa. Acho que há oportunidades muito mais lucrativas no Oriente Médio como um todo", disse o ex-professor de economia.

A Middle East Development também está negociando com uma incorporadora de Cingapura para construir um complexo residencial e comercial em uma cidade na China, e estuda também a possibilidade de investir em um projeto de escritórios e comércio varejista em Bangkok.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Oportunidade na rede McDonald's

O McDonald's realiza processo seletivo para a contratação de gerentes de plantão trainee para seus restaurantes. Há mais de 80 vagas para a Grande São Paulo, litoral e capital, Ribeirão Preto, Araçatuba, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Juiz de Fora e Vitória.

"Buscamos profissionais que tenham a cara do McDonald's, com muita energia, espírito de liderança, boa comunicação, autoconfiança e foco no cliente", ressalta o diretor de Recursos Humanos do McDonald's Brasil, Luis Bueno.

Para concorrer é necessário ter no mínimo um ano de experiência profissional em coordenação de equipe, formação superior completa preferencialmente em Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis, Nutrição ou Marketing.

Serviço:

As inscrições podem ser feitas no portal www.mcdonalds.com.br no link "Trabalhe Conosco".

sábado, 25 de agosto de 2007

Franchising – Expandindo seus negócios.

Curso de Extensão em Formatação de Franchising

Em Outubro / 2007, estará sendo iniciado o primeiro curso de extensão voltado exclusivamente para o setor de FRANCHISING no estado do Ceará.
O curso pioneiro é uma iniciativa do Administrador de Empresas e Consultor de Negócios e Vendas, Francisco Gualber Calado Barros. Gualber Calado (foto) é Administrador de Empresas e pós-graduado em Marketing Estratégico pela FIC e estudioso do Franchising, tendo sido formado pelo Programa de Formação de Executivos de Franchising, promovido pela Franchising University - Grupo Cherto em São Paulo - SP (até então, o único curso formador de profissionais no mercado brasileiro).
Gualber Calado, foi consultor de negócios do DEC Idiomas e Franchising no Ceará durante cinco anos e Consultor de Expansão de Franquias do CNA no Nordeste em 2002, quando implantou e desenvolveu as seis unidades das franquias CNA de Fortaleza, entre outras formatações de franquias locais.

Calado, acredita que em breve, Faculdades e Universidades em todo o Brasil, irão desenvolver MBAs e Cursos de Pós-graduações em Franchising, tornando assim realidade um sonho de ver o Sistema de Franchising Brasileiro cada vez mais forte e gerando empregos em diversos segmentos. Vale a pena informar que segundo o Sebrae e a ABF, as empresas brasileiras possuem um grande potencial de franqueabilidade, dado a criatividade e o empreendedorismo dos empresários.
"O setor de Franchising no Brasil é carente de especialização superior de Administradores, Gestores e Dirigentes de franquias espalhadas por diversos segmentos comerciais, daí minha iniciativa de criar este curso de extensão voltado para administradores, gestores, empresários dirigentes que já possuem ou sonham em construir uma rede de negócios através do sistema de franchising.", conta Gualber.
O Curso de extensão Franchising – Expandindo seus negócios, será realizado pela FIC - Faculdade Integrada do Ceará e terá uma duração de 20 h/a.
Curso de Extensão: Franchising – Expandindo seus negócios.
Local: FIC - Faculdade Integrada do Ceará.
Público Alvo: Profissionais do setor, potenciais franqueadores, potenciais franqueados, estudantes e todos que têm como objetivo conhecer e aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre o Sistema de Franquia (Franchising).
Objetivos:
  • Obter conceitos fundamentais sobre o Sistema de Franchising;
  • Entender o funcionamento de uma franchising;
  • Analisar o segmento de franchising no Brasil entendendo sua evolução e suas tendências;
  • Capacitar os participantes para o desenvolvimento de uma franchising como uma estratégia de crescimento de negócios.
Data: Outubro / 2007
Inscrições abertas (vagas limitadas)
Informações e Contatos de interessados devem ser dirigidos para Gualber Calado
Celular: (85) 8852-1889
Fax: (85) 3289-1838
Venha participar,
"...quem sabe faz a hora não espera acontecer!" (Geraldo Vandré)

MBA - FRANCHISING I

Qualificação para potenciais franqueadores e franqueados

De olho nas cifras do setor de franchising, que no ano De 2004, faturou R$ 31,6 bilhões, 9% acima do volume comercializado em 2003, instituições de ensino estão preparando programas específicos de pós-graduação.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) está criando o Curso de administração de franquias, com 60 horas.

Já a UniverCidade tenta reunir interessados para um MBA em franchising, com 360 horas. Apesar de esses cursos de pós-graduação ainda não terem sido lançados, potenciais franqueadores e franqueados encontram, nos programas de gestão do negócio, varejo, marketing e finanças, disciplinas que dão uma visão do mercado e ensinam a identificar eventuais entraves gerenciais ou operacionais.

A gerente de franquias da grife de moda infanto-juvenil Yep, Danielle Monteiro, conta que o MBA em varejo, que cursou na Universidade Veiga de Almeida (UVA), foi determinante para melhorar sua posição na empresa. Danielle, que já tinha feito faculdades de administração e de estilismo, era gerente de compras. Há um ano, quando estava fazendo o MBA, surgiram propostas de franqueados. Como os proprietários da rede precisavam de uma pessoa para gerenciar a relação da empresa e dos fornecedores com o franqueado, e zelar pela qualidade do produto e do atendimento na unidade franqueada, passei a cuidar disso, conta Danielle, acrescentando que, no curso, é desenvolvida uma profunda análise do perfil do franqueado, das necessidades de pontos de vendas diferenciados e é estudada a legislação do setor.

Outra opção que em breve chega ao Rio é o curso de Conhecimento avançado de franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF). São nove módulos, entre eles, avaliação do potencial para virar franquia, plano de expansão, programa de treinamento e aspectos jurídicos. O último módulo é a realização de um case de elaboração de um plano para implantação de uma franqueadora.

Em SP, há formação para o setor É um curso de 72 horas, que já formou várias turmas em São Paulo e agora será oferecido em outras cidades. No segundo semestre de 2005, começaremos uma turma em Recife e, em 2006, abriremos turma no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Também estamos estudando propostas para ministrá-lo in company (direcionado para uma empresa especificamente) informa o diretor de cursos e eventos da entidade, João Baptista Junior.

Em parceria com a Azov Educação em Varejo, a UniverCidade formatou o MBA em franchising, que poderá começar em setembro o que depende de a escola conseguir quórum para formar a turma. Segundo o coordenador do curso, Luiz Antonio Secco, o objetivo é elucidar conceitos e apresentar ferramentas práticas relativas ao setor:

O programa inclui técnicas de varejo para franquias, localização e negociação do ponto, planejamento de vendas, compras e estoques, marketing, direito, relação franqueado versus franqueador, além de palestras sobre cases de sucesso de redes de franquias.

Planejado pelo coordenador acadêmico do MBA em marketing, Luiz Carlos Sá, e por uma das professoras da disciplina marketing de varejo, Eliane Bernardino (da rede Mister Pizza e foi presidente da ABF), o Curso de administração de franquias da FGV deverá entrar no mercado em breve.

Segundo Sá, a escola percebeu o interesse de muitos alunos do MBA em marketing, pois, na disciplina marketing de varejo, os professores abordam o tema franquia, em que é apresentado o passo-a-passo para o empresário se tornar um franqueador.

Muitos alunos têm um pequeno negócio, mas não tem capital expandi-lo e, por meio de uma franquia, criam uma oportunidade de expansão mais rápida diz Sá, lembrando que outros franqueadores, como Daniel Plá, da rede de lojas de fotografia De Plá, fazem parte do corpo docente do curso.

[O Globo em 21/06/2005]

Big Mac faz 40 anos e vira estátua de 4 metros

Jim Delligatti pilota carrinho com a estátua do Big Mac (Foto: Henny Ray Abrams/AP)

Jim Delligatti levou dois anos para convencer o McDonald's de que o Big Mac era uma boa idéia, e 40 anos depois se orgulha de ter inventado um dos lanches mais consumidos do mundo, que agora ganha seu próprio museu, em North Huntingdon, perto de Pittsburgh, na Pensilvânia.
No museu, foi colocada a "maior estátua do Big Mac do mundo", de quatro metros de altura por três metros e meio de largura.

Em 1967, como franqueado do McDonald's, Delligatti foi autorizado pela marca a colocar dois hambúrgueres num só sanduíche. Um ano depois, o McDonald's passava a incluir a invenção no cardápio de toda a rede.
"Eu achava que precisávamos de um sanduíche grande", disse Delligatti, de 89 anos.
"Mas você não podia fazer nada se eles não lhe dessem permissão."
Para delírio de Delligatti, o produto foi "um sucesso imediato", lembra ele, acrescentando que a receita praticamente não mudou desde que o primeiro Big Mac foi vendido, em Uniontown, na Pensilvânia.
"No primeiro dia usamos só o pão comum, não tínhamos a fatia central. Daquele jeito, ficava muito melecado. No dia seguinte, colocamos a fatia central, e hoje em dia parece igual", contou.

Em 1967, o primeiro Big Mac custava apenas US$ 0,45, e a rede tinha apenas mil lojas. Hoje em dia, o sanduíche sai por US$ 2,69 nas 18 franquias McDonald's da família Delligatti no oeste da Pensilvânia, e a maior rede mundial de fast-food tem mais de 31 mil lojas no planeta.
Nesse intervalo de tempo, o Big Mac se tornou quase tão presente quanto o próprio "M" dourado da rede. O lanche é tão difundido que chega a se prestar como indicador cambial, no "índice Big Mac", publicado anualmente pela revista The Economist, que usa o sanduíche para aferir o valor real das moedas frente ao dólar.

Sanduíche não é o preferido
Mas, afinal de contas, Delligatti acha que não recebeu muito do McDonald's por ter criado o Big Mac.
"Tudo o que eu recebi pelo Big Mac foi uma placa," disse ele, acrescentando que na verdade o Big Mac sequer é seu item preferido do cardápio do McDonald's.
Nessa semana, no entanto, o papel que ele desempenhou na criação do Big Mac será comemorada na inauguração do Museu do Big Mac, que ficará dentro do restaurante McDonald's, de propriedade da família Delligatti, em North Huntington, Pensilvânia.
Além de mostrar pacotes antigos do Big Mac e outros souvernirs do sanduíche, a loja também terá um busto de bronze do criador do lanche.
Delligatti ainda participa do empreendimento que começou em 1956 após conhecer o McDonald's durante uma viagem para uma feira da National Restaurant Association em Chicago.
No mês que vem ele comemorará seu 50º ano como franqueado do McDonald's. O octagenário empresário ainda visita seu escritório todos os dias e seu filho Mike, que também participa dos empreendimentos da família, diz que Delligatti ainda é o chefe.
"Simplesmente gosto de estar envolvido e fazendo algo", disse o chefe do clã. "Estou com 89 anos e me sentiria péssimo se, de repente, não pudesse mais fazer isso."

Símbolo americano
O Big Mac virou símbolo da cultura popular americana, apesar de ser também sinônimo da má alimentação.
Embora os irmãos McDonald's tenham inaugurado a primeira lanchonete da rede nos anos 40, na Califórnia (oeste), o sanduíche duplo foi "inventado" por uma das primeiras franquias da marca em agosto de 1967.
"Há 40 anos nunca teria pensado que minha invenção faria parte da herança cultural americana", afirmou Delligatti.

Rede
Atualmente, o McDonald's, com 30 mil lojas espalhadas pelo mundo, vende mais de 550 milhões de Big Mac a cada ano somente no mercado americano. Depois dos americanos, são os japoneses os maiores fãs do hambúrguer duplo.
Presente em cerca de 100 países em todo o mundo, o famoso sanduíche virou até índice econômico: a revista "The Economist" criou o índice Big Mac, que compara o poder de compra de uma moeda em relação ao dólar.
O preço em dólares de um Big Mac na China é de US$ 1,45 (cerca de R$ 2,90), contra US$ 4,01 (R$ 8) na Grã-Bretanha, e US$ 4,17 (R$ 8,40 aproximadamente) em demais países europeus, segundo a edição de julho da revista. Na Islândia, é onde o Big Mac custa mais caro: US$ 7,61 (cerca de R$ 15,2). No Brasil custa R$ 6,90 (cerca de US$ 3,45).


A estátua de quatro metros de altura do Big Mac (Foto: Henny Ray Abrams/AP)

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Ranking das Franquias

Fonte: ABF – Associação Brasileira de Franchising

Classif.

Rede

Segmento

Total de Unidades

O BOTICÁRIO

Cosméticos e Perfumaria

2429

WIZARD IDIOMAS

Escolas de Idiomas

1210

ESCOLAS FISK

Escolas de Idiomas

930

L´ACQUA DI FIORI

Cosméticos e Perfumaria

908

HOKEN

Beleza, Saúde e Produtos Naturais

898

CCAA

Escolas de Idiomas

843

CHLOROPHYLLA

Cosméticos e Perfumaria

750

BR MANIA

Negócios, Serviços e Conveniência

740

MICROLINS

Educação e Treinamento

645

10ª

DROGARIAS FARMAIS

Beleza, Saúde e Produtos Naturais

623

11ª

ÁGUA DE CHEIRO

Cosméticos e Perfumaria

580

12ª

BOB´S

Alimentação

554

13ª

JET OIL

Serviços Automotivos

525

14ª

CASA DO PÃO DE QUEIJO

Alimentação

447

15ª

CNA

Escolas de Idiomas

442

16ª

ESTAPAR

Serviços Automotivos

414

17ª

YÁZIGI INTERNEXUS

Escolas de Idiomas

380

18ª

LOCALIZA RENT A CAR

Serviços Automotivos

312

19ª

CACAU SHOW

Alimentação

311

20ª

CDI

Educação e Treinamento

310

21ª

VARIG LOG

Negócios, Serviços e Conveniência

304

22ª

SKILL INGLÊS ESPANHOL

Escolas de Idiomas

291

23ª

HABIB´S

Alimentação

284

24ª

SHELL

Negócios, Serviços e Conveniência

227

25ª

REI DO MATE

Alimentação

218

Evolução do Franchising Brasileiro de 2001 a 2006






Evolução do Setor 2001 - 2006
- Fonte ABF -

Franchising Brasil

1) O que é franchising

a) Origem da palavra

Franc é uma palavra proveniente do francês antigo, que significa a transferência de um direito, outorga de um privilégio ou concessão exclusiva.Tecnicamente falando, franchising não é um negócio ou uma indústria, mas sim um método de condução de negócios.

Franchising é um sistema de distribuição no qual um fornecedor concede à outra parte interessada o direito de comercializar seus produtos ou serviços, conforme termos e condições pré-estabelecidos em comum acordo, durante um certo período de tempo, e numa área ou região específica.

Podemos definí-lo ainda como um sistema estratégico para distribuição de bens e serviços pelo qual uma empresa (franqueadora) cede o direito de uso de seu nome, seu logotipo, know-how e tecnologia, mediante ao pagamento de taxas a um terceiro, que se torna um franqueado com determinados direitos e obrigações para com o detentor da marca.

b) História

1850 - Surge o franchising nos Estados Unidos da América. A companhia fabricante de máquinas de costura Singer Sewing utilizou operadores proprietários independentes para comercializar a sua linha de equipamentos. Os mesmos desfrutavam do prestígio do nome Singer.
1898 - A General Motors passa a usar o sistema para expandir sua rede de revenda de carros.
1899 - A Coca-Cola passa a outorgar franquias de engarrafamento e distribuição dos refrigerantes.
1900 - A partir do século XX, o franchising começa a ser difundido com outros fabricantes de automóveis e refrigerantes que aderem ao sistema.
1917 - Surgem as primeiras franquias de mercearias, como os supermercados Piggly Wiggly.
1921 - A Hertz Rent-a-Car, locadora de veículos fundada em 1918, adota o sistema de franquias. 1925 - Criada a primeira cadeia de franquias destinada à comercialização de lanches e refeições, a A & W Root Beer.
1930 - É a vez das companhias de petróleo adotarem o sistema, convertendo os postos de gasolina, operados diretamente, em franquias outorgadas à operadores locais. A partir desta década, o franchising torna-se mais popular, como método de expansão de redes de negócios em vários ramos.
1941 - A grande explosão do franchising ocorre após a Segunda Guerra Mundial, quando os soldados americanos voltam para suas casas determinados a serem seus próprios patrões. Talentosos e com muita garra, porém sem muita experiência e com pouco dinheiro, esses homens encontram no sistema de franquia a grande saída para a falta de opções de emprego.
1950 - Nesta década surgem as redes Burger King, McDonald's, Dunkin'Donuts e outras.
1954 - Um certo senhor de nome Ray Kroc, obtém dos irmãos McDonald os direitos para a concessão de franquias McDonald's a terceiros.
1960 - O franchising tem início no Brasil nesta década, com o lançamento das franquias da escola de idiomas Yázigi que havia sido fundada em 1950.
1970 - Década em que há uma ativa expansão dos franqueadores americanos em todo o mundo. A rede McDonald's chega ao Brasil com unidades próprias, abrindo a sua primeira franquia 10 anos depois.
1979 - O Boticário também adota o sistema de franchising.
1980 - Outras franquias despontam no cenário nacional nesta década. A rede Água de Cheiro e o Bob's, que nasceu em 1952, mas só passou a franquear em 1984, são algumas delas.
1987 - É criada a ABF, Associação Brasileira de Franchising.
1990 - Devido à abertura de mercado nesta década, várias franquias internacionais passam a operar no Brasil.

c) Conceitos

Ativo - conjunto de bens e direitos da empresa.

Business Format Franchising (BFF) - franquia de negócio formatado. Engloba todos os aspectos do funcionamento do sistema, nos quais os procedimentos operacionais são colocados em manuais, de forma que o franqueado atue com todas as características da rede de franquias; possui alto grau de profissionalização, sendo também chamado de franquia de terceira geração.

Circular de Oferta de Franquia - documento que o franqueador é obrigado, pela Lei de Franquias, a fornecer a todo candidato a franqueado. Contém várias informações sobre a franquia, a rede de franqueados e a empresa franqueadora.

Contrato de Franquia - é o instrumento através do qual o franqueador, que é o titular de uma marca ou patente de indústria, comércio ou serviço, concede seu uso a outro empresário que é o franqueado, assim como o direito de distribuição, prestando-lhe assistência técnica e administrativa para a viabilização do negócio ou sistema operacional, detidos ou desenvolvidos pelo franqueador, mediante o pagamento de uma taxa inicial e/ou percentual sobre o volume dos negócios realizados pelo franqueado.

Conselho de Franqueados - órgão de representação coletiva dos franqueados junto ao franqueador. As funções, poder de decisão, regras de formação, quórum, etc, variam muito entre os franqueadores. Poucas redes de franquias brasileiras já contam com Conselhos devidamente estruturados. Contudo, a tendência é aumentar o número de franqueadores que adotam esse mecanismo de comunicação e aperfeiçoamento de seu relacionamento com os franqueados.

Consultoria de Campo - visitas periódicas que um representante do franqueador faz a cada franqueado, com o objetivo de verificar o andamento de cada franquia e da rede como um todo, levantar problemas, fornecer informações, ministrar treinamentos e reciclagens, atualizar procedimentos, etc.

Demanda - procura por bens e serviços por determinada parte da população.

Faturamento - receita obtida através da comercialização dos produtos e serviços da franquia.

Franchising - sistema de comercialização, que pode envolver produtos, serviços ou tecnologias, mas que, quase sempre é uma combinação de todos estes elementos.

Franqueado (Franchisee) - é a pessoa física ou jurídica que adquire a franquia, cuja finalidade está na distribuição do objeto da franquia. As obrigações do franqueado estão discriminadas no contrato e no Manual de Franquia.

Franqueador (Franchisor) - é a pessoa física ou jurídica que concede e vende a franquia. É aquele que detém a marca e o know-how (experiência, técnica) de comercialização de um bem ou serviço e que cede através de um contrato os direitos de uso e/ou de revenda, fornecendo assistência técnica-operacional e administrativa na organização e gerenciamento do negócio para o franqueado.

Franquia (Franchise) - unidade franqueada, ou seja, a prestadora de serviços ou produtos que é aberta por um terceiro e não pelo dono da marca. Franquia também pode ser o sistema ou contrato de franchising.

Gerações de Franchising - o sistema de franchising pode ser classificado de primeira a quinta geração de acordo com o seu grau de profissionalização e formatação.

Investimento Inicial - gastos do franqueado para a instalação da franquia (incluindo equipamentos, aluguel do ponto de venda, estoque inicial, design, layout e outros).

Lucro - diferença entre receita e custos/despesas.

Master Franquia (Master Franchise) - sistema pelo qual o franqueador concede a terceiros o direito de vender a sua marca em determinada região.

Mix de Produtos - conjunto de produtos estabelecidos pelo franqueador a serem vendidos pelos franqueados.

Oferta - quantidade de bens e serviços disponíveis no mercado.

Passivo - conjunto de obrigações da empresa.

Patrimônio Líquido - conjunto de bens e direitos dos proprietários da empresa, que faz parte do passivo.

Pay Back - prazo de amortização do investimento, ou seja, o tempo que a franquia demora para obter em lucro o montante equivalente ao investimento inicial e à taxa de franquia.

Rentabilidade - lucro obtido pelo franqueado, expresso em valor absoluto ou em porcentagem, sobre a receita líquida de vendas.

Royalties - percentual pago periodicamente pelo franqueado, enquanto a franquia estiver funcionando, e que incide sobre a receita ou é embutido nos preços dos produtos que são fornecidos pelo franqueador.

Taxa de Franquia (Franchise Fee) - taxa única paga pelo franqueado para obter o direito de abrir uma franquia.

Taxa de Propaganda - taxa paga pelos franqueados de forma cooperativa para financiar a publicidade e divulgação da marca.

Trading Area - território ao redor da unidade franqueada onde se encontra a maioria dos consumidores.

Unidade-Piloto - unidade montada pelo eventual franqueador para testar a viabilidade do sistema de franchising antes de vendê-lo ao mercado. Após a consolidação do sistema ela pode ser utilizada como centro de treinamento de franqueados e funcionários.

Resumo: O fornecedor é o franqueador ou "franchisor"; o recebedor do direito, é o franqueado ou "franchisee"; e a rede ou cadeia de unidades varejistas, individualmente apropriadas pelos franqueados, é denominada "sistema de franquia".

d) Definição de Franquia Empresarial - Lei no 8.955/94"

Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de tecnologia de implantação e administração do negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício" (art. 1o).

2) Como funciona o franchising

O franqueador não fornece ao franqueado apenas o direito de comercialização de seus produtos, ele fornece também os seus segredos e seu método, que caracterizam o seu know-how de instalação e operação de empresas, sendo quase sempre a nível de varejo e num setor geográfico definido. Por outro lado, o franqueado assume integralmente o financiamento da sua atividade e remunera o seu franqueador com uma porcentagem calculada sobre o volume dos negócios.

Taxas Cobradas pela Franquia:

Taxa de Franquia - valor pago pelo franqueado por ocasião da assinatura do contrato, e que serve para remunerar o franqueador pelo uso da marca e ingresso na sua rede, repasse de know-how, manuais de operação, treinamento, assistência na divulgação da marca, assistência na escolha do ponto, projeto arquitetônico, adequação visual e assistência na inauguração.

Taxas de Royalties - valor pago mensalmente e que equivale, em geral, a um percentual sobre o faturamento da franquia. Esta taxa diz respeito ao repasse de tecnologia e à prestação de serviços como treinamento, pesquisa, desenvolvimento de produtos e suporte operacional.

Taxa de Propaganda - valor pago mensalmente e que equivale, em geral, a um percentual sobre o faturamento da franquia. Esta taxa refere-se à divulgação da marca e dos produtos e serviços oferecidos pela franquia.