quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Goóc seleciona franqueados

Investimento inicial em unidade da franquia, que trabalha com material reciclado, é de R$ 85 mil

Conhecida por fabricar com material reciclado produtos de moda masculina e feminina, a Goóc lançou este ano um total de cinco lojas próprias em São Paulo, Recife e Salvador. O objetivo da marca, presente desde 2002 em multimarcas como C&A e Le Postiche, foi ganhar know-how como varejista e iniciar o sistema de franchising. No mês passado, foram montadas cinco franquias em Florianópolis, Juiz de Fora, Vila Velha e São Paulo. Pneu e lona de caminhão estão entre os materiais usados para fazer chinelos, sapatos, bolsas e bermudas.

A marca tem o foco direcionado para jovens das classes A e B. Para adquirir uma franquia, o investimento inicial é de R$ 85 mil em uma área mínima de 40 metros quadrados. Nordeste e Rio de Janeiro estão entre as prioridades da marca.A origem da palavra Goóc é vietnamita e significa raiz. O diferencial da marca está nas roupas, acessórios e calçados inspirados no uniforme dos soldados vietnamitas. A linha "Dép" segue o modelo semelhante ao de um calçado que era feito com resto de pneu dos veículos destruídos em combate.

Há 27 anos, o vietnamita Thai Quang Nghia, dono da marca, foi resgatado na costa brasileira por um navio da Petrobras. O barco de pesca em que viajava trazia fugitivos da guerra e naufragou por excesso de passageiros. Nghia foi levado para São Cristóvão, bairro da Zona Norte do Rio, mas decidiu recomeçar a vida em São Paulo, onde trabalhou por seis meses vendendo bolsas. Desde então, criou a empresa Domini, que há 19 anos comercializa bolsas pelo sistema de vendas Avon. "A vontade de divulgar a cultura vietnamita eu já tinha desde os 17 anos, mas em 2002 surgiu a idéia de usar o material reciclado, que ainda é pouco aproveitado no Brasil, para criar roupas semelhantes aos que os soldados do meu país utilizavam", recorda Nghia. Segundo a gerente de expansão, Luciana Gomyde, outros fatores que contribuem para o sucesso e crescimento da franquia Goóc são os treinamentos de vendas e a ambientação da loja, caracterizada como uma tenda vietnamita todo o ambiente é decorado com bambu, grama sintética, pneus e elementos da natureza. O layout do estabelecimento está incluído no capital inicial.

O candidato tem a liberdade para escolher o ponto-de-venda, mas a opção final para escolha do local será analisada com a empresa. Com o estoque inicial de R$ 30 mil, incluídos no investimento de abertura da franquia, é possível ter na loja cerca de 2 mil peças, entre calçados e roupas."Buscamos empreendedores que gostem de ler, viajar e praticar esportes para se tornar franqueado", diz Luciana. Nghia afirma ter encontrado um número grande de interessados em fechar contratos, mas sem o perfil da marca. "Muitos comerciantes querem se tornar franqueados, mas isso não basta porque é preciso se identificar com a cultura vietnamita e ter uma relação profunda com a natureza".

A gerente de expansão diz que o franqueador não cobra taxa de publicidade e que, ainda assim, o investimento no marketing é forte para divulgar a marca. Segundo Luciana, a Goóc está presente em programas de TV com bastante audiência e que são voltados para o público jovem. A estimativa para o ano que vem é que sejam abertas mais 40 franquias. Para 2007, a Goóc pretende conquistar 80 franqueados. Nghia explica que, por causa da pouca experiência no varejo, a empresa buscou, para garantir a eficácia da formatação do negócio, a parceria da Kapta Assessoria em Gestão de Franchising, que está há 13 anos no mercado.

Na análise da consultora do Sebrae/RJ, Thaís Helena de Lima Nunes o risco do investimento é médio por causa do capital inicial e por se tratar de produto alternativo pouco testado no mercado varejista. "Apesar de ser vendido em multimarcas antes de se tornar marca própria e franquia, a aceitação dos produtos diretamente nas lojas funciona diferente", ressalta.afinidade com a filosofia de vida é importante Said Rosária Godinho Freire trabalha há 11 anos como terapeuta corporal e, desde o ano passado, procurava um empreendimento que tivesse afinidade com a sua filosofia de vida. "Queria estar dentro de um negócio que me desse retorno financeiro sem que abandonasse os princípios do meu trabalho de terapeuta", conta. A empresária, que inaugurou a franquia no Shopping Praia da Costa, Espírito Santo, acrescenta que o diferencial da marca está no layout da loja e no conceito de trabalhar com produtos ecologicamente corretos. "Os vendedores foram treinados para conhecer a origem dos produtos e a história da marca", afirma.

Contador há mais de 20 anos, Sérgio Batista Paz deixou o trabalho contábil de lado e começou a procurar um negócio para investir que apresentasse alguma novidade. "Sempre pensei em atuar no comércio, conheci a Goóc na última feira da Associação Brasileira de Franshising, em São Paulo, e o que me chamou atenção foi o conceito da marca", conta. Em novembro, o empresário inaugurou uma franquia no Shopping Center Lapa, na capital paulista. "Mais de 70% dos clientes são homens e o tíquete-médio tem sido de R$ 120", diz.

Fonte: JORNAL DO COMMERCIO

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Franquia de vestuário tem grande interesse em Santa Catarina

Quem deseja investir no segmento de vestuário, mas foge de negócios muito comuns deve conhecer a opção oferecida pela franquia da rede da marca Tevah, sinônimo de moda masculina de qualidade e bom gosto.

A empresa, que tem 19 lojas no Rio Grande do Sul e mais uma em Brasília, é líder em seu segmento nas cidades em que atua. Pesquisas independentes indicam que um em cada quatro homens procuram as lojas da rede quando precisa comprar de uma camisa a um casaco de couro; do jeans às cuecas ou meias; do sapato ao terno pronto ou sob medida.

Este negócio bem sucedido, criado há 49 anos pelo casal Israel e Eliza Tevah, chamou a atenção da também gaúcha Top Marcas e Franquias. “Assim que conhecemos a empresa a fundo, não tivemos dúvida: é uma marca que cabe em qualquer cidade brasileira e nada melhor que o sistema de franquias para consolidar esta expansão”, explica o executivo Valdimir Portz, que, por meio da Top, adquiriu, em fevereiro deste ano, o direito de pilotar a venda de franquias.

A franquia Tevah conta com importantes diferenciais competitivos, além do fato de ter quase cinco décadas de mercado. “É um negócio de alta rentabilidade para o franqueado, o que resulta na diminuição do prazo de retorno do investimento”, ilustra Portz. “A rede trabalha com fornecedores licenciados que oferecem preços e prazos atraentes. Cerca de 40% do estoque é consignado”. No entanto, o grande chamariz do negócio é o Sob Medida High Tech, um serviço único em toda a América do Sul que é sucesso na rede há mais de oito anos. Em resumo, é a tecnologia a favor da elegância e do conforto do cliente.

O Sob Medida High Tech conseguiu reunir o sonho de todos: o de fazer trajes, calças, camisas e artigos de couro verdadeiramente personalizados, com prazo de entrega ágil e por preços surpreendentes, já que custam praticamente o mesmo o que as boas lojas de moda masculina cobram por produtos prontos, de boa qualidade, mas sem o caimento perfeito que o Sob Medida High Tech consegue oferecer. Esse é o diferencial que faz das franquias Tevah um dos negócios de melhor perspectiva de rentabilidade e de futuro em novos mercado, na avaliação de Portz.

O negócioUma loja-conceito, que pode ser instalada em shopping ou na rua, deve medir , pelo menos , 70m2. O investimento médio em uma unidade é de R$ 120 mil. “A taxa de franquia varia de R$ 25mil a R$ 80 mil ( depende da cidade e interesse da rede) e os royalties são fixos. O valor deste aporte mensal é definido após um criterioso estudo”, ressalta o executivo da Top. O prazo de retorno do investimento varia de 18 a 24 meses, um dos melhores e mais rápidos do mercado.A rede trabalha com um perfil definido de franqueado. Na visão do executivo, ele precisa estar totalmente envolvido com o negócio, ter penetração da comunidade à qual pertence e gostar do mundo da moda.

A franquia Tevah trabalha com o BB Franquias, linha de financiamento do Banco do Brasil. “As taxas são inferiores a 1% ao mês. O franqueado tem até quatro anos para pagar e conta com um ano de carência”, acrescenta Portz.O franqueado conta com suporte total da franqueadora. O apoio é intenso desde a escolha do ponto até os primeiros dias de funcionamento da loja. A cada dois meses, toda a equipe – caixas, gerentes, franqueado e consultores de moda - participa de treinamentos de atualização que abordam, entre outros assuntos, tendências de moda e estratégias para potencializar o desempenho da unidade.

A rede conta ainda com os serviços de grandes agências de propaganda que produzem diversos materiais de divulgação – todos disponibilizados aos franqueados. Também trabalha com modernas técnicas de gestão de varejo e um software especial que permite uma administração detalhada da loja.

Fonte: Em Pauta Comunicação

AKAKIA faz bons negócios na Feira da ABF

Durante o primeiro dia da Feira da Associação Brasileira de Franchising, que reúne mais de 200 expositores de todo pais e do exterior em São Paulo, a AKAKIA teve destaque especial. Localizada na entrada da feira recebeu centenas de pessoas do Brasil inteiro interessadas em abrir franquias. Segundo o diretor da empresa, Guilherme Jacob, o primeiro dia do evento foi bastante positivo. “Nossa intenção é expandir a AKAKIA para o mercado externo e apenas em um dia já surgiram boas propostas”, completa Jacob.
A intenção do franqueador em 2008 é inserir a AKAKIA em outros continentes, como Europeu e asiático, onde já existem investidores interessados.Em apenas dois anos de mercado a empresa já conta com uma linha superior a 300 itens femininos, masculinos e infantis. A marca aproveitou a feira para comemorar os dois anos de existência no mercado e lançar produtos para o consumidor. Entre as novidades estão os óleos de banho e massagem com fragrância de Castanha do Brasil, calêndula e amêndoas doces.
Outros produtos que estão sendo apresentados em primeira mão no evento são o gel para cabelos masculino e o gel pós barba, produtos que vêm em uma embalagem preta e prata e dão um ar de sobriedade.Sucesso reconhecido em todas as regiões do Brasil, a AKAKIA conta com 110 pontos de venda. Após uma análise minuciosa do mercado, com estudos detalhados os concorrentes, métodos de vendas e posicionamento de marca, a empresa surgiu como franquia e adotou o sistema híbrido, no qual o franqueado atua em várias frentes de venda, porém com o método de franquias como carro-chefe.
“O sistema de franquia no Brasil possibilita um crescimento ordenado, onde cada franqueado qualifica a chegada da AKAKIA na sua região, ou seja, a franquia possibilita que o empreendedor possua sócios em todos os cantos do Brasil”, explica Jacob.
Atualmente, existem pontos de venda no Distrito Federal e em 19 estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Pará, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão, Bahia, Paraná, Pernambuco, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Ceará.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

CIRCULAR DE OFERTA DE FRANQUIA

Por Luciana Marques de Paula - Advogada - Site ABF

A Circular de Oferta de Franquia, também conhecida por COF, é o documento usado pelo franqueador para fornecer as informações comerciais, financeiras e jurídicas da sua franquia para investidores interessados em adquirir e operar uma franquia de sua rede. Este documento é formal e deve ser entregue pelo menos dez dias antes da assinatura do pré-contrato de franquia, caso o candidato realmente decida investir na franquia em questão.

A Circular de Oferta de Franquia estabelece as regras do jogo.
O artigo 3º da Lei 8955/94 traz claramente os requisitos legais que deverão conter na Circular de Oferta de Franquia. Estes requisitos deverão ser observados com critério para não ensejar nenhum motivo de rescisão de contrato, pois se trata de uma exigência legal com disposição de penalidades para o seu descumprimento.

Com o advento da Lei 10406 - 10/1/02, houve um certo rigor nas relações comerciais, no que diz respeito à boa fé e as leis que regem o mercado (art. 113 NCC).
O franqueador não deve prometer o que não pode fornecer, não deve omitir e nem falsificar dados, não pode ampliar informações e não deve criar expectativas irreais aos candidatos à compra da franquia.
Caso contrário, o franqueador corre o risco de ser responsabilizado pelo franqueado lesado - se ficar comprovado que as informações constantes da Circular de Oferta de Franquia não eram verdadeiras, a indenização deve ser paga.

A falta de entrega da Circular de Oferta de Franquia pelo franqueador ao franqueado pode gerar conseqüências graves, tais como: anulação do contrato de franquia, devolução de todas e quaisquer quantias, devidamente corrigidas que por ventura tenham sido pagas ao franqueador ou representante por ele indicado, além das perdas e danos. É importante notar que nenhum valor deve ser pago ao franqueador antes do recebimento da Circular de Oferta de Franquia. Caso isso esteja sendo exigido pelo franqueador, tenha certeza que o mesmo já está começando uma relação sem seguir as regras estipuladas pela lei de franchising.

A proposta de alteração da lei 8955/94 dispõe que a Circular de Oferta de Franquia será escrita em língua portuguesa, trazendo esta grande novidade em razão do grande número de franqueadores estrangeiros interessados em expandir seu negócio aqui no País. Portanto, é de grande valia que além da linguagem simples e acessível, que seja também, escrita em português.

Ao analisar a Circular de Oferta de Franquia, deve-se considerar o atendimento aos requisitos legais e as praxes do mercado, tendo sempre em mente a posição do franqueador, quanto à:
- Solidez de sua empresa, com referência aos balanços contábeis (o último balanço da rede deve ser anexado à Circular de Oferta de Franquia), quadro societário e pendências jurídicas;
- Descrição do negócio franqueado, com referência à exclusividade de território, concorrência após o término do contrato, características do 'Franqueado Ideal', o valor do investimento e o prazo de retorno, relação dos franqueados ativos e desligados da rede e canais de comunicação da rede com seus franqueados;
- Condições contratuais para a sucessão pós morten (caso de morte entre os quotistas) e empresária, aplicação do direito de preferência, a possibilidade de possuir mais de uma unidade;
- Serviços a serem prestados, como o suporte oferecido durante a vigência do contrato, e a especificação das taxas necessárias para seu ingresso e remunerações periódicas
- Royalties e Fundo de Propaganda;
- Histórico resumido da franquia e o registro da marca no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Cabe ressaltar ainda que esse leque de informações foi ampliado nas propostas de alteração da Lei 8955/94 que será encaminhada ao Congresso Nacional. Entre outras alterações, a Nova Circular deverá explicitar as regras de transferência ou sucessão; locação e sublocação; condições de renovação e indicação do prazo contratual; cota mínima de produtos, política de preços ao consumidor, existência de conselho ou associação de franqueados com detalhamento de competência para gestão e fiscalização da aplicação dos recursos de fundos existentes. O franqueador também deverá ter o cuidado de analisar rigorosamente o perfil do candidato, evitando surpresas desagradáveis.
É recomendável que essa análise inclua, além da capacidade financeira, os aspectos psicológicos do candidato. Afinal, ele deve ser uma pessoa emocionalmente segura e comprometida com a continuação do seu negócio.

De qualquer forma, para o ingresso ao Sistema de Franchising, é necessário que o interessado e o Franqueador analisem não somente o que está escrito na Circular de Oferta de Franquia, mas também tenham o cuidado de buscar conhecimentos técnicos e empíricos, de preferência sem abrir mão da assessoria de um profissional especializado na área.

sábado, 20 de outubro de 2007

Lucro do McDonald´s cresce 27% no terceiro trimestre

O lucro líquido da rede de lanchonetes McDonald`s aumentou 27% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre julho e setembro de 2007, a rede teve ganho líquido de US$ 1,07 bilhão, ante US$ 843 milhões de igual período do ano anterior.

O lucro por ação subiu de US$ 0,68 para US$ 0,89. A receita no terceiro trimestre somou US$ 5,9 bilhões, com alta nominal de 7% e de 3% se for desconsiderado o efeito da variação cambial. Levando em conta o desempenho das lojas abertas abertas há pelo menos um ano, as vendas cresceram 6,9%.

Além de citar o bom momento das vendas nos EUA, o McDonald`s destacou o crescimento de 11,4% nas venda da região que engloba Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África.

Fonte: G1

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Franchising – Uma nova alternativa empreendedora

Por Marcelo Cardozo

O ato de empreender não é tarefa simples em nosso País. Alta carga tributária, juros proibitivos para o investimento em produção e relações trabalhistas arcaicas são alguns dos fatores cruciais para a dificuldade de iniciar um negócio e, principalmente, mantê-lo.

Assim, a franchise se torna uma alternativa empreendedora bastante viável e promissora, pois alia a vontade do franqueado de ter um negócio próprio à intenção do franqueador de expandir um formato comercial que já deu certo.

Entretanto, sobre essa aparência de plenos benefícios se esconde uma operação complexa e rebuscada, que necessita da atenção de ambas as partes, a fim de que o sonho não se torne um pesadelo, com desdobramentos de todos os tipos, inclusive de cunho judicial, o que por si só já denegriria a imagem do empreendimento como um todo.

Primeiramente, o franqueador deve ter muito claro o perfil do seu franqueado, visando um processo de seleção salutar e eficiente, pois para a franchise é essencial a adequação do franqueado ao sistema, em razão da característica extremamente pessoal que permeia o negócio. Por outro lado, cabe ao franqueado se conhecer e saber a qual negócio ele melhor se adaptaria.

As partes devem transparecer e se cientificar de todos os termos do negócio, que deve ocorrer oficialmente, através de um documento denominado Circular de Oferta de Franquia, onde deverão estar expressos os benefícios consistentes, no mínimo, pela orientação e treinamento do franqueador.

Igualmente importantes são as informações financeiras do negócio, como orçamento para o investimento inicial, demonstração do retorno de investimento, essa deve estar devidamente respaldada em dados técnicos como pesquisas de mercado, mas principalmente ter base na experiência do franqueador.

Outro aspecto crucial a ser salientado, ainda na Circular de Oferta de Franquia, são as despesas mensais a que o franqueado se comprometerá, essas, por sua vez, suportarão a manutenção da consultoria pelo franqueador no tocante ao treinamento de pessoal, orientação executiva aos administradores, despesas com publicidade e propaganda institucionais.

A remuneração ao franqueador consiste, geralmente, em taxas fixadas sobre o faturamento da franqueadora, sendo a mais comum a denominada royalty, apesar de que essa remuneração se relaciona mais corretamente à cessão ao direito de exploração do uso da marca, mas pode prever outras destinações.

Finalmente, sabe-se que os documentos jurídicos relacionados à franchise ou franchising, devem ser extremamente bem redigidos, sendo esses a já mencionada Circular de Oferta de Franquia, o eventual pré-contrato e o contrato propriamente dito.

Todas as etapas e entabulamentos da negociação devem estar mencionados em linguagem clara, esses instrumentos devem ainda prever eventuais entroncamentos negociais, pois, caso não estejam bem dimensionados, podem se tornar inviabilizadores do empreendimento como um todo.

Essas previsões devem existir, visando reduzir os riscos da franquia comercializada. Pois em todo empreendimento há um grande investimento em jogo, muitas vezes, tratando-se da economia de uma vida inteira.

O sucesso na franchise dependerá muito mais da colaboração firme e ética entre franqueador e franqueado que propriamente da força de penetração mercadológica da marca, pois esta não resistiria aos dissabores de uma mal estruturada franquia.

Franqueados Contém 1g comemoram aumento significativo de faturamento

A Contém 1g, marca líder em maquiagem jovem no Brasil, expande sua rede pelo Brasil por meio do sistema de franchising. Atualmente, conta cerca de 200 unidades – entre lojas e quiosques.

A franqueadora lança novos produtos quase todos os meses e, recentemente, reformulou totalmente o visual de suas lojas para atender um novo nicho de mercado: mulheres na faixa dos 30 anos.

O investimento na rede vem refletindo positivamente nas unidades franqueadas. Márcia Mendes Miguel comprou a franquia do Shopping Center Vale, na cidade paulista São José dos Campos, em janeiro deste ano. A unidade já estava em funcionamento, mas o faturamento não agradou a nova franqueada. “Eu e minha sócia – Marta Santa Cruz - acreditávamos na marca e na boa qualidade dos produtos. Acreditamos na missão do franqueador e entramos de cabeça”, lembra. “Comparando o faturamento de junho de 2006 e o de junho de 2007, nota-se um aumento no faturamento da loja de mais de 70%”.

Quando tornou-se franqueada, Márcia acionou sua rede de relacionamentos para atrair mais pessoas para a loja. “Também investimos na reforma do layout da loja, em treinamento das funcionárias e consolidamos um plano de mídia e marketing – tanto institucional como promocional”.

A franqueada foi além: “Fizemos contatos com empresas para promover vendas in-company e cursos de auto-maquiagem. Começamos a participar de feiras e exposições e patrocinamos alguns eventos da cidade. A idéia foi ir atrás do cliente e não ficar na loja esperando que ele venha a nós”.

A experiência positiva motivou Márcia e a sócia a abrir uma segunda unidade no próximo mês (outubro) em outro shopping de São José dos Campos, o Vale Sul Shopping. “Temos planos de abrir uma terceira loja no próximo ano em Taubaté, outra próspera cidade do Vale do Paraíba”, finaliza Márcia.

Mais empolgação em Juiz de Fora - A unidade Contém 1g instalada no Shopping Santa Cruz, em Juiz de Fora, praticamente dobrou o seu faturamento – comparando dados de junho de 2006 com julho de 2007. Nara Cataldo é franqueada Contém 1g há onze anos e se diz uma ‘encantada’ pela marca e os produtos que comercializa.

Sobre o aumento significativo de faturamento, Nara credita à motivação de sua equipe, considerada por ela “alegre e integrada” e o atendimento prestado às clientes, sobretudo no que se refere à maquiagem. “Cliente parou na vitrine já ganha um sachê e um sorriso”, conta. “Estamos sempre em busca de novos clientes e oportunidades para que as lojas se tornem cada vez mais fortes”.

Nara possui três lojas na cidade. Em março do próximo ano, abrirá um quiosque em um shopping que está em construção.

Fonte: Franquia Notícias

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Linhas de crédito para abertura de franquia

Abaixo estão as linhas de crédito disponível no Brasil voltada para o sistema de franquia :

BANCO DO BRASIL
BB Franquia: É um Programa destinado a apoiar as empresas do segmento de franquias. Por meio de um convênio assinado entre a franqueadora e o Banco, as unidades franqueadas têm acesso aos produtos e serviços do BB, entre eles linhas de crédito para capital de giro, financiamentos de investimentos, e outras soluções.
Clique aqui para mais informações

CAIXA ECONOMIC A FEDERAL
Franquias da Caixa: oferecidos produtos como capital de giro, antecipação de receitas, financiamento para investimentos, empréstimo consignado, folhas de pagamento, cobrança bancária, entre outras. As linhas de crédito para os franqueadores vão atender desde micro até empresas de grande porte, que poderão financiar de R$ 20 mil até R$ 2 milhões, valor pago em até 60 meses. As taxas de juros variam de 0,83% am a 3,53% am. O objetivo do banco é ampliar sua participação no mercado de crédito e fomentar o segmento de franquias. A Caixa colocará à disposição R$ 27 bilhões em 2006 para crédito à pessoa jurídica - 65% mais do que orçamento deste ano. Do total, R$ 2 bilhões serão destinados para investimentos. A idéia é ter três mil agencias ofertando o credito.
Clique aqui para mais informações

Jovens investem no mercado de franquias

Falta de oportunidade em empresas fazem jovens investirem no mercado de franquias.

As franquias estão entre as boas opções de negócios para quem deseja contar com o suporte de uma empresa já consolidada no mercado. Exemplo disso, é a rede de franquias Kumon, que está há 30 anos no Brasil e tem toda a infra-estrutura necessária para apoiar os empreendedores iniciantes.

Se o maior patrimônio de uma empresa é a marca, o Kumon, já se tornou referência na área educacional, oferecendo cursos de Matemática, Português, Japonês e Inglês para mais de 4 milhões de alunos em todo o mundo, sempre com muito sucesso nos resultados.

Algumas características como competência, motivação, criatividade, objetivos, metas claras e predisposição são essenciais para a fórmula do sucesso, por isso, jovens que buscam liberdade e se identificam com a prática de empreendedorismo, estão tendo destaque na rede.

É o caso da orientadora Adriana Gallego, da unidade Parque São Lucas na Zona Leste de São Paulo, que abriu sua unidade aos 23 anos. O amor pela Matemática e a vontade de ter um negócio próprio levaram a jovem a desistir de seu emprego e encarar um novo desafio. "Conciliar a Matemática com a oportunidade de ter independência foi muito bom para o meu crescimento pessoal e profissional", afirma Adriana.

Formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Pedagogia, atualmente, dois anos depois da inauguração, Adriana tem 25 alunos entre as disciplinas de Matemática e Português.

Quando questionada sobre o segredo do sucesso revela: - "É preciso ter pé no chão, ser realista e batalhar muito, mas o esforço vale a pena. Me sinto realizada, pois consegui adquirir responsabilidade, independência e o reconhecimento das pessoas".

Fonte: Correio de Uberlandia On Line