sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Total de redes de franquias subiu 12,9% em 2007

O ano de 2007 foi considerado pela Rizzo Franchise, um dos que mais impulsionaram o varejo com o surgimento de novas empresas franqueadoras. Até o mês de novembro, 176 empresas passaram a vender franquias.

Com isso, o Brasil passou de 1.366 franqueadores (número contabilizado no final de 2006) para 1.542, um crescimento de 12,9% anual.

Otro dado interessante do resultado da pesquisa é em relação ao percentual de crescimento das redes em relação ao número de unidades (próprias e franqueadas) abertas em 2007, que apresentou um crescimento de 8,8%, totalizando 124.474 unidades.

Mas, ao mesmo tempo em que 2007 trouxe grande crescimento de novas empresas que passaram a expandir através da venda de franquias, também foi um ano onde muitas empresas franqueadoras deixaram de existir (ou pararam de fazer franquias ou simplesmente desapareceram do mercado).

O índice de mortalidade de redes foi bem maior do que o do ano passado. Em 2006, a mortalidade de empresas franqueadoras foi de apenas 0,09%. Este ano, o índice já saltou para 0,59%.

Fonte: PEGN

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

COMO SER UM FRANQUEADOR?

OBJETIVOS DO CURSO
- Obter conceitos fundamentais sobre o Sistema de Franchising;
- Entender o funcionamento de uma franquia;
- Analisar o segmento de franquias no Brasil entendendo sua evolução e suas tendências;
- Capacitar os participantes para o desenvolvimento de uma franquia como uma estratégia de crescimento de negócios.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


Módulo I - Entendendo o Franchising.
O que é franchising?;

Compreendendo os termos utilizados;
Vantagens e desvantagens do sistema;
Situação do Franchising no Brasil;
Ética no franchising.

Módulo II - Estudando a Viabilidade do Franchising para o seu negócio

Análise de franqueabilidade;
Licenciamento ou franchising?;
Os alicerces do franchising: Planejamento, Marca, Percepção, Coerência, Posicionamento, Disciplina, Padrões, Potencial de mercado, Quebra de paradigmas, Inovação, Recursos.

Módulo III - Formatando o Sistema de Franchising
Definição do tipo de franquia,Ponto de equilíbrio,Definição de taxas,Perfil dos franqueadores,Programa de treinamentos,Manuais de franquia,A importância do Script,Unidades piloto,Recursos e talentos humanos,Consultoria de campo,Expansão,Ponto comercial,Aspectos legais (Lei 8.955/94). 


Módulo IV - Visita técnica

Módulo V - Mantendo o Sistema
Equilíbrio na rede;

Comunicação franqueado x franqueador;
Administração de Conflitos;
Participação.

Módulo VI – O Franchising e o MARKETING.

DADOS DO PROFESSOR

PROF° FRANCISCO GUALBER CALADO BARROS CRA-CE 07542
Administrador de Empresas, Executivo Especialista em Franchising formado pela Franchising University –SP, Pós-graduando em MBA- Marketing Estratégico. Com experiência em formatação de franquias da rede CNA – Idiomas; Grupo Colchões Ortobom; Grupo Rihomo entre outros.


PÚBLICO ALVO Profissionais do setor, potenciais franqueadores, estudantes e todos que têm por objetivo conhecer e aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre o Sistema de Franquia (Franchising).


METODOLOGIA

Apresentação dos principais conceitos e diagnósticos do segmento de franquias, utilizando estudos de cases empresariais, aulas expositivas, trabalhos em equipes e individuais e visita técnica a uma empresa franqueadora. Utilizar-se-á de meios áudios-visuais com data-show e filmes em DVD.


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Curso Franchising Brasil
Rua Itarema, 167 Passaré Fortaleza – Ceará CEP:60.743-690 

Celular (85) 98890-4513 - (85) 99659-1300 
E-mail: gualber@globo.com


Reservamos o direito de NÃO realizar o curso caso não haja formação da turma. Neste caso, será restituído o valor integral da inscrição.
OBS.: Será conferido o certificado de participação ao aluno que obtiver freqüência igual ou superior a 75%