segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

sábado, 22 de dezembro de 2007

ABF e Provar/FIA divulgam os resultados do terceiro trimestre do setor de franchising

Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulga os resultados da pesquisa sobre o desempenho do setor de franquia no terceiro trimestre do ano e a expectativa de expansão para o último trimestre.

A pesquisa realizada em parceria com o Provar – Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração – FIA, em conjunto com o Canal Varejo – Consultoria de Mercado de Bens e Serviços – avaliou os resultados a partir de uma amostra de 29 redes de franquias dos seguintes ramos de atividade: Alimentação; Negócios, Serviços e Conveniência; Educação e Treinamento; Beleza, Saúde e Produtos Naturais; Vestuário; Serviços Automotivos; Escolas de Idiomas; Acessórios Pessoais e Calçados; Construção, Material e Serviços; Cosméticos e Perfumaria; Fotografia, Gráficas e Sinalização; Móveis, Decoração e Presentes; e Serviços Financeiros.

Do total da amostra de redes participantes da pesquisa, 24% são do segmento de alimentação; 14% de negócios serviços e conveniência; 10% respondem por beleza, saúde e produtos naturais e também por educação e treinamento; e com 7% de participação aparecem os segmentos de escolas de idiomas; serviços automotivos e vestuário.

Mais de cinco mil lojas estão representadas nesta segunda edição, sendo que 90,4% correspondem a unidades franqueadas e 9,6% são próprias. Foram levantados na pesquisa dados sobre a variação no número de lojas no período entre janeiro e setembro deste ano, além das expectativas de crescimento do número de lojas e do faturamento para o último trimestre.

De acordo com os dados apresentados foi possível constatar que, entre janeiro e setembro de 2007 houve um crescimento de 3,1% no número de lojas em operação. Já as projeções para o quarto trimestre referente aos meses de outubro, novembro e dezembro indicam um aumento médio de 3,6%.

Em relação ao faturamento, a expectativa para o quarto trimestre do ano é de crescimento de 18,3% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Especialmente, para as redes do setor de Alimentação foi apurado um aumento de 2,3% no número de lojas no período compreendido entre janeiro e setembro, e a expectativa para o último trimestre é de um crescimento de 3,3%. Em relação ao faturamento, as empresas deste segmento projetam um crescimento de 19,1% para o quarto trimestre.

Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, este estudo possibilita antecipar a performance do setor no decorrer do ano, oferecendo aos empresários uma prévia dos resultados do franchising.

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Spoleto vai vender massas e molhos em supermercados

Fonte: Valor Econômico

Do balcão para as prateleiras, a rede de restaurantes de comida rápida Spoleto vai lançar nesta semana uma linha de massas, molhos e receitas de ingredientes nos supermercados Pão de Açúcar, de olho no aumento do consumo e da renda do brasileiro. A linha, batizada de Spoleto Mio, virá em porções individuais e foi inspirada nos pratos de maior sucesso da rede de culinária, dona de 162 franquias e 25 lojas próprias.

"Vamos nos posicionar no vácuo que existe entre os produtos de preço baixo e pouca qualidade e os de preço muito alto e artesanal. Criamos um novo segmento para oferecer massa de boa qualidade e com preço acessível", disse Gianni Carboni, sócio e responsável pelo desenvolvimento da parte gastronômica da rede carioca, criada em 1999.

Inicialmente, a venda da linha de massas está limitada a sete lojas de São Paulo e a uma do Rio, mas deve ocorrer em toda a rede Pão de Açúcar até o fim do ano.
Depois de junho, quando acaba o contrato de exclusividade com a cadeia de supermercados, a Spoleto vai colocar a linha em outros pontos de venda de todo o país. "O mote é levar a experiência do restaurante para a casa do cliente", diz Mario Chady, sócio fundador.

A linha, cujo desenvolvimento exigiu investimento de R$ 1 milhão ao longo de três anos, é composta por seis massas, quatro molhos e oito receitas de ingredientes, como champignon no azeite com manjericão, tomate seco com manjericão e azeitonas pretas com pimenta rosa. Em janeiro, os novos produtos também serão vendidos nas próprias lojas da Spoleto, junto com frigideiras exclusivas da Tramontina para uso em casa.

Para 2008, o plano é aumentar o faturamento da rede em 20% em relação a 2007 com a nova linha e a abertura de mais 30 lojas, alcançando uma receita de R$ 285 milhões. Os planos para o ano que vem incluem aquisições, que devem aumentar em mais 10% o faturamento. Neste ano, a Estáter, empresa especializada em fusões e aquisições, tornou-se sócia, com 5,5% de participação, com o objetivo de ajudar o Spoleto a crescer.

"A idéia é comprar outros players do ramo de serviço de alimentação", disse Pércio de Souza, da Estáter. Serão investidos R$ 50 milhões, incluindo as compras previstas de outras empresas. A expansão deve ocorrer ainda na parte de fabricação das massas. Com duas fábricas em Vargem Grande, no Rio, e em Petrópolis, os sócios da Spoleto querem instalar uma outra fábrica em Volta Redonda a partir de 2009. "Nossa capacidade produtiva vai aumentar 300%", afirmou Chady.

A Spoleto atua em 21 Estados e no Distrito Federal. No exterior, tem cinco lojas na Espanha e sete no México, onde pretende instalar mais 14 até 2009.