Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulga os resultados da pesquisa sobre o desempenho do setor de franquia no terceiro trimestre do ano e a expectativa de expansão para o último trimestre.
A pesquisa realizada em parceria com o Provar – Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração – FIA, em conjunto com o Canal Varejo – Consultoria de Mercado de Bens e Serviços – avaliou os resultados a partir de uma amostra de 29 redes de franquias dos seguintes ramos de atividade: Alimentação; Negócios, Serviços e Conveniência; Educação e Treinamento; Beleza, Saúde e Produtos Naturais; Vestuário; Serviços Automotivos; Escolas de Idiomas; Acessórios Pessoais e Calçados; Construção, Material e Serviços; Cosméticos e Perfumaria; Fotografia, Gráficas e Sinalização; Móveis, Decoração e Presentes; e Serviços Financeiros.
Do total da amostra de redes participantes da pesquisa, 24% são do segmento de alimentação; 14% de negócios serviços e conveniência; 10% respondem por beleza, saúde e produtos naturais e também por educação e treinamento; e com 7% de participação aparecem os segmentos de escolas de idiomas; serviços automotivos e vestuário.
Mais de cinco mil lojas estão representadas nesta segunda edição, sendo que 90,4% correspondem a unidades franqueadas e 9,6% são próprias. Foram levantados na pesquisa dados sobre a variação no número de lojas no período entre janeiro e setembro deste ano, além das expectativas de crescimento do número de lojas e do faturamento para o último trimestre.
De acordo com os dados apresentados foi possível constatar que, entre janeiro e setembro de 2007 houve um crescimento de 3,1% no número de lojas em operação. Já as projeções para o quarto trimestre referente aos meses de outubro, novembro e dezembro indicam um aumento médio de 3,6%.
Em relação ao faturamento, a expectativa para o quarto trimestre do ano é de crescimento de 18,3% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Especialmente, para as redes do setor de Alimentação foi apurado um aumento de 2,3% no número de lojas no período compreendido entre janeiro e setembro, e a expectativa para o último trimestre é de um crescimento de 3,3%. Em relação ao faturamento, as empresas deste segmento projetam um crescimento de 19,1% para o quarto trimestre.
Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, este estudo possibilita antecipar a performance do setor no decorrer do ano, oferecendo aos empresários uma prévia dos resultados do franchising.
Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário