Cerca de R$ 26,5 milhões em negócios deve movimentar o setor depois da feira
A 17ª edição da ABF Franchising Expo, que se encerrou no sábado (28/06), registrou aproximadamente 33 mil visitantes interessados em conhecer melhor o setor de franquia e adquirir o próprio negócio. Visitaram a feira pessoas de várias partes do país com destaque para Salvador, Belo Horizonte e Distrito Federal.
A expectativa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) é que o evento movimente cerca de R$ 26,5 milhões em negócios. “Este resultado reflete a vitalidade do sistema, que tem mantido taxas de crescimento anuais acima de 10% e atraído a atenção de redes internacionais”, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.
Este ano, a feira teve uma forte presença de marcas estrangeiras que prospectaram investidores brasileiros e também se interessaram pela variedade dos segmentos do franchising nacional.
Para os expositores presentes na feira, a participação foi muito positiva. A rede paulistana Mãos de Cera que participou do evento, pela primeira vez, com o objetivo de expandir a marca para outras regiões do país recebeu cerca de 100 contatos diários durante os quatro dias de feira. Segundo Marcelo Moretti, diretor da rede, aproximadamente 10% do total de visitas recebidas deverão se converter em negócio.
Outra novata na feira foi a Inovathi Acessórios. Segundo Giuliano Fernandes, diretor comercial da rede a participação na feira serviu para anunciar a expansão da rede por meio do sistema. “A feira, com certeza, vai nos ajudar muito nesta missão”, afirma Fernandes.
Pela segunda vez consecutiva na feira, o sócio-gerente da Magoweb, Átila Kahmann Genehr, declarou que o evento superou suas expectativas. “Ano passado muita gente não conhecia a Magoweb e os contatos eram mais superficiais. Já este ano, recebemos visitantes que queriam informações mais aprofundadas. Acredito que até o final do ano, haverá a abertura de muitas unidades através de contatos obtidos na AFB Franchising Expo”, diz o empresário.
No estande da veterana Casa do Pão de Queijo o movimento foi intenso. Para Ricardo Bertucci, gerente comercial da rede, a estimativa é fechar cerca de dez contratos com as negociações iniciadas durante o evento. “Houve um crescimento de 10% no número de pessoas interessadas em abrir uma franquia, em comparação ao evento de 2007”, afirmou Bertucci.
A rede de academias expressas Citrus Gym, também superou o resultado da feira anterior. Segundo Filipe Mescolotto, sócio diretor da rede, a expectativa é fechar cerca de 20 contratos decorrentes da participação na feira, dobrando assim, o resultado do ano passado.
De acordo com João Abbade, diretor de franquias da Microcamp, a participação da marca na ABF Franchising Expo foi acima do previsto. A Microcamp apresentou seu plano de negócios para mais de 100 pessoas interessadas em abrir franquias nas regiões do Norte, Nordeste e SUL, além de cidades localizadas no interior de Minas e Rio de Janeiro. “Embora somente 3% do público visitante tenha nosso perfil, conseguimos atrair muitos interessados em abrir em outras regiões. Com certeza, após esta feira, abriremos franquias nos locais que temos interesse", relatou Abbade.
Felizes com os resultados obtidos nos quatro dias de feira, as redes de Campinas, Interactive Brasil, Risotto Mix e Parmeggio já confirmaram participação para ABF Franchising Expo 2009. As empresas esperam resultados positivos na ordem de 20%. “Fomos procurados por candidatos de diversos estados do Sul e do Sudeste”, comenta a gerente de Marketing da Risotto Mix, Aline Mathias.
O Instituto Ricardo Almeida, primeira escola livre privada do País voltada, exclusivamente, para a formação profissional de mão-de-obra para a indústria de confecção, comemora os resultados obtidos durante a ABF Franchising Expo 2008, onde lançou oficialmente o sistema de franquias. Para Carlos Simões, diretor do Instituto, os resultados superaram as expectativas iniciais e indicaram que existe uma demanda expressiva para investidores que procuram um novo negócio na modalidade de franquias. “Durante a feira foram detectados uma média de 60 novos investidores com real potencial de fechamento de negócios, além do estabelecimento de contatos com outras franquias que atuam na área de moda que podem gerar futuras parcerias estratégicas”, completa o executivo.
Sérgio Freire, sócio da rede Vanilla Caffè, adotou um método bastante apropriado para medir o público visitante. A rede serviu cerca de mil cafés e já tem várias reuniões agendadas com investidores candidatos a se tornarem um franqueador da marca.
A China House que somou cerca de 30 prospects, durante a maior feira de franquia da América Latina, está otimista e garante que participar da ABF Franchising Expo é sempre positivo. “A feira é uma vitrine muito importante porque reforça a marca institucionalmente e atrai novos investidores”, comenta Jorge Torres, franqueador da China House.
A Spedini Trattoria Expressa, especializada em culinária italiana, espera concretizar pelo menos quatro novos negócios em decorrência do evento.
A Uno&Due acertou a abertura de quatro novas lojas, em Belém (PA), durante o evento. “Estávamos em negociação há duas semanas, mas a feira foi fundamental para o acerto. Inclusive, de 15 a 20 novas unidades devem ser abertas em decorrência dos contatos estabelecidos durante a feira”, afirma Márcia Cuder, gerente de expansão da marca.
A rede de culinária rápida italiana, Spoleto e a Koni Store, ambas pertencentes a Holding Úmbria, fizeram um balanço positivo sobre a participação na 17ª da feira da ABF. Segundo Renata Rouchou, diretora de expansão nacional, que participa da feira desde sua criação, esse ano foi o melhor de todos os outros, disparado, em número de pessoas atendidas e bem focadas em que tipo de negócio querem entrar. “A grande concentração de pessoas, trouxe candidatos de outros Estados e muitos das cidades do interior paulista, em crescimento expressivo, surpreendeu pela qualidade do público que atendemos em nosso stand” diz Rouchou. Ela acredita que com a ajuda da feira serão fechados pelo menos 10 novos negócios de Spoleto (tradicional), 5 negócios (modelo compacto) para o interior e 12 negócios para a Koni Store. “Foi surpreendente não só pela atratividade da marca Spoleto, bem como pelo lançamento do Koni Store”, comemora.
O Rei do Mate, tradicional rede de casa de chás do país contabilizou cerca de 5.000 visitantes em seu estande. A expectativa é que a ABF repercuta em bons negócios, que devem garantir a abertura de novas lojas até o fim do ano.
Segundo o agente desenvolvimento da Subway, Jader Lima os resultados da ABF devem aparecer em curto prazo. “Os futuros franqueados já chegam com conhecimento sobre a franquia, como cardápio e atuação no Brasil. Eles só querem tirar dúvidas pontuais e se preparar para fechar negócio”, informa Lima.
A Bit Company, acredita que por conta da feira da ABF, deverá abrir pelo menos 10 novas unidades e movimentar cerca de R$ 1.600.000,00 em negócios. Com estes números aumenta também as oportunidades de trabalho, 100 novos empregos diretos. Segundo a rede, maior concentração de investidores surgiu da capital paulista, Bahia, Pará e Goiás.
Mal terminou a 17ª ABF Franchising Expo a comissão organizadora do evento já está trabalhando para a exposição do próximo ano. “A cada edição a corrida para garantir espaço na feira da ABF se torna maior. Ninguém quer ficar de fora da maior vitrine do franchising nacional”, conclui Marco Antonio Mastrandanakis, superintendente da Brazil Trade Shows Partners - BTSP.
A ABF Franchising Expo, retornará em 2009 ao Expo Center Norte, desta vez no Pavilhão vermelho, entre os dias 17 e 20 de junho.
Mais informações para a Imprensa:
DFREIRE Comunicação e Negócios
Debora Freire, Ivânia Monfort e Iza França
Tel.: (11) 5505.8922
Nenhum comentário:
Postar um comentário