Por Amir Somoggi
O renomado jornal The Sports Business Journal, principal publicação de sports business dos EUA acaba de publicar uma reportagem abordando como a atual crise financeira pode afetar os negócios das equipes profissionais dos EUA e a conclusão não é muito animadora.
Segundo a reportagem as franquias podem passar por grandes dificuldades, desde a renovação de suas cotas de patrocínio, venda de camarotes corporativos, financiamento das obras para conclusão de seus novos estádios e também para manterem o atual gasto dos torcedores com ingressos, produtos licenciados e catering nos jogos.
Muitos setores que serão diretamente afetados pela crise investem pesados recursos no esporte americano como bancos e seguradoras e além desses setores um outro que tem se mostrado bastante debilitado pela economia dos EUA é o automobilístico. Dois exemplos citados na matéria comprovam que grandes patrocinadiores do segmento estão revendo seus investimentos, o fim do acordo entre a equipe da NHL Florida Panthers e seu patrocinador Chrysler, depois de 13 anos de relacionamento e também o caso da franquia San Jose Sharks que também perdeu um importante parceiro do mesmo setor, a Dodge.
No setor financeiro dos EUA há grandes patrocinadores com acordos em vigência com importantes franquias e Ligas e teremos que aguardar o desenrolar da crise para verificar se sofrerão alterações. Dois bons exemplos são os dois maiores acordos de naming rights firmados no mundo, o do banco Barclays assinado em 2007 com a franquia da NBA New Jersey Nets e o acorodo de 2006 entre o Citigroup e a franquia da MLB New York Mets, que juntos representam um montante de investimento de US$ 800 milhões para os próximos 20 anos.
Um dado alarmante para o mercado americano foi a pesquisa realizada pela empresa Turnkey Sports & Entertainment em agosto de 2008 com uma amostra significativa da população dos EUA , a respeito das perspectivas de gastos com esporte e entretenimento nos próximos 6 meses pelos americanos. Vale destacar que a pesquisa foi realizada um mês antes da eclosão da crise na mídia.
Qual a sua opinião sobre os custos de assistir eventos nos estádios/arenas dos EUA?
Qual a sua expectativa para comprar ingressos para jogos nos próximos 6 meses?
Qual a sua expectativa de gasto com entretenimento (esportes, concertos, cinema, jantares, etc) para os próximos 6 meses?
Os dados comprovam que o consumidor norte-americano está apreensivo com o futuro da economia e possivelmente deve gastar menos em 2008 do que no ano passado, o que pode afetar diretamente os negócios das franquias e de seus patrocinadores.
Muitas franquias já começaram a criar alternativas criativas para motivar comercialmente seus clientes, como ofertas de serviços agregados a venda de ingressos. Um bom exemplo é a Nascar que oferecerá um ingresso para 4 pessoas por US$ 159, que inclui além do acesso à prova, 4 hot-dogs, 4 copos de Coca-Cola e cupons promocionais.
Com a crise em curso o mercado que mais recursos gera com esporte no mundo talvez ensine para todos nós como ganhar dinheiro em um momento de tanta dificuldade, ou talvez vejamos as receitas das Ligas recuarem pela primeira vez em muitos anos.
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