domingo, 29 de maio de 2011

Um novo momento para o franchising brasileiro

O Segmento de franquias, que segundo a Associação Brasileira de Franchising registrou um crescimento recorde de 20,4% no ano de 2010 vive um momento especial com diversas aquisições, surgimento de novas redes e intensa profissionalização. É neste cenário que surge o primeiro ERP (sistema de gestão integrada) voltado exclusivamente para o mercado de franquias.

Lançado pela empresa de consultoria Universo Varejo, o sistema reúne diversas ferramentas inéditas no Brasil, como análise integrada de indicadores de desempenho da rede, aplicação de check lists de consultores de campo, controle da expansão, avaliação de franqueados, controle de royalties, comunicação na rede e ainda uma plataforma de ensino a distância (EAD).

Segundo Daniel Zanco, sócio diretor da Universo Varejo, que foi executivo de empresas franqueadoras como Hering, Arezzo e Portobello Shop, a utilização do sistema traz inúmeras vantagens como aumento na capacidade de gestão da franqueadora, maior controle das ações dos franqueados, melhoria nos padrões de desempenho, agilidade na tomada de decisão, redução de custos com treinamentos e aumento da rentabilidade da franqueadora e das unidades franqueadas, tudo isso sem a necessidade de alterações no atual sistema de ponto de venda.

A plataforma, é resultado de dois anos de desenvolvimento que teve como referência o dia a dia de 25 empresas franqueadoras, dos mais diferentes segmentos e funciona baseada na internet, sendo acessível também por dispositivos móveis que rodem os sistemas operacionais Android (Google) e iOs (iPhone e iPad). Estudos internos apontam retorno do investimento em seis meses para a franqueadora e três meses para as unidades franqueadas, que arcam com a manutenção mensal da plataforma. A meta para o ano de lançamento é atingir 100 das principais redes de franquias nacionais (cerca de 5% das 1855 redes existentes no país), que segundo Zanco é bastante conservadora, dado o ineditismo da plataforma, o crescimento do segmento e a necessidade das empresas franqueadoras por soluções como esta.

Nenhum comentário: