quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Na contramão do mercado, CNA aposta em franquia de outro segmento

Enquanto o mercado anuncia a fusão de redes de franquias do mesmo segmento, caso da China in Box e Gendai, no setor de gastronomia asiática, da Wizard e Skill, no setor de ensino de idiomas, e da Saraiva e Siciliano, no setor de livraria e papelaria, o CNA, rede de ensino de idiomas, aposta em estratégia diferenciada e realiza fusão com a rede de padarias Uno & Due.

"Nos dias atuais, o investimento em múltiplos negócios gera estabilidade para o franqueador em qualquer cenário de mercado, garantindo segurança e solidez a todos os seus empreendimentos e, conseqüentemente, a todos os seus parceiros", explica o presidente do CNA, Luiz Nogueira da Gama Neto.

O executivo acredita também que a fusão com negócios diferenciados evita insatisfação por parte dos franqueados devido à possível concorrência que pode surgir ao investir em grupos do mesmo segmento. "Como franqueador de uma rede de ensino de idiomas, a diversificação me pareceu o caminho ideal por diversos motivos, mas principalmente para não gerar concorrência interna com nossos franqueados", comenta Gama, lembrando já ter negado, por diversas vezes, ofertas de compra de marcas concorrentes em seu segmento de mercado. "Uma boa parceria ganha-ganha me parece mais adequada entre franqueadores de segmentos diferentes, que possam contribuir entre si e oferecer mais produtos e serviços aos seus consumidores que, muitas vezes, são os mesmos, como é o caso do CNA e Uno&Due".

Apesar da fusão, CNA e Uno & Due atuam com operações independentes. No entanto, haverá uma sinergia na área de inteligência de mercado e o CNA contribuirá com o know-how em expansão da rede no setor de franquia, para que a rede de padarias possa alcançar outras regiões do País e, conseqüentemente, aumentar o número de unidades.

Além disso, ações de marketing poderão ser realizadas em conjunto pelas duas redes. "Neste processo, ganhamos também velocidade de mercado com a sinergia gerada através de ações realizadas entre as marcas. As possibilidades são infinitas quando pensamos em estratégias de divulgação conjuntas", conta o presidente do CNA. Somente em são Paulo, cerca de 30 mil pessoas passam diariamente pelas lojas da Uno & Due, um bom exemplo que revela oportunidades de negócios para o CNA realizar ações de marketing dentro desses pontos.

A rede de padarias, por sua vez, poderá, além de realizar ações de marketing nas unidades do CNA, oferecer aos franqueados dessa rede a oportunidade de ter lanchonetes Uno&Due dentro das escolas. Ambas empresas já realizam ações de marketing esportivo em conjunto, como o patrocínio do piloto Felipe Gama, na categoria Copa Nextel Stock Car 2007.

Para o empresário, neste momento, a prioridade é consolidar a parceria recém formada com a Uno&Due. "Mas é claro que estamos abertos a novas oportunidades de negócios. O mercado de franchising é extremamente dinâmico e cresceu 11% no ano passado, bem acima da média da economia nacional. Existem muitas oportunidades em segmentos diferenciados. Quanto à concorrência em nosso segmento de ensino de idiomas, creio que é mais interessante mantê-la 'fora de casa' e fortalecer nossa rede franqueada como um todo".

Fonte: ABF

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