De janeiro a maio, o país ganhou pelo menos 60 novas redes, e outras 90 estão a caminho
Agência Sebrae de Notícias
Impulsionado pelo crescimento do poder de compra das classes C e D, o setor de franquias espera faturar R$ 87,2 bilhões em 2011, alta de 15% em relação a 2010. Só nos primeiros cinco meses do ano, o país ganhou pelo menos 60 novas redes, e a expectativa da Associação Brasileira de Franquias (ABF) é de que outras 90 sejam abertas até o fim do ano.
Os números foram divulgados nesta quarta-feira (8) na abertura da ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias da América Latina, que acontece até sábado (11), no Expo Center Norte, em São Paulo.
Segundo a ABF, o brasileiro que quiser aproveitar as oportunidades que serão criadas pela Copa do Mundo, Olimpíadas e, principalmente, pelo Pré-Sal, deverá ficar atento a algumas tendências de negócios quando o assunto é franquia.
Empresas ligadas à educação, como escolas de inglês e cursos profissionalizantes, turismo (agências de viagens, pousadas, pequenos hotéis), logística e distribuição (companhias aéreas), alimentação, beleza, saúde e vestuário deverão ter grande procura nos próximos quatro anos. “Muita gente acha que o setor de alimentação está saturado, mas no ano passado foram abertas 100 novas redes de franquias. As pessoas continuarão cada vez mais se alimentando fora de casa”, disse o presidente da ABF, Ricardo Camargo.
Nordeste
Além destes setores, a entidade continua apostando na região Nordeste como grande consumidor de franquias no país, principalmente com a construção de novos shoppings centeres na região. “Além de consumir as franquias, o Nordeste está exportando também suas redes para o Sul e Sudeste”, diz Camargo.
O faturamento total das franquias alcançou em 2010 a marca de R$ 75,9 bilhões. O número de redes em operação no país cresceu 12,9% em 2010 e o número de unidades chegou a 86.365, que significa um incremento de 8% em relação ao ano anterior.
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