De olho na expansão das redes de franquias, que somente em 2010 somaram faturamento de R$ 75 bilhões em todo o País, o Itaú intensifica a sua estratégia de aproximação com o setor. A Área Empresas do banco mantém equipe focada em desenvolver soluções financeiras específicas para esse tipo de negócio e está empenhada em oferecer ao mercado de franquias, que no ano passado cresceu 20,4% segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), ferramentas de gestão que fomentem o seu crescimento sustentável e facilitem a troca de informações entre franqueado e franqueador.
Dentre os serviços oferecidos pelo banco vale destacar o "Compror Franquias". A ferramenta de gestão foi desenvolvida especialmente para empresas que concentram suas compras de mercadoria no franqueador. A ferramenta, que oferece mais flexibilidade e agilidade no pagamento das mercadorias, também possibilita o gerenciamento do crédito e do estoque pela internet, proporcionando mais segurança, agilidade e transparência no relacionamento entre franqueados e franqueadores.
A instituição financeira também analisa, de forma diferenciada, os critérios para a concessão de crédito para franquias recém constituídas. Para facilitar o acesso a linhas de financiamento para os empreendedores de primeira viagem, por exemplo, o Itaú leva em conta o conhecimento sobre o franqueador e avalia o comportamento da rede. Essa análise diferenciada possibilita mais rapidez e taxas competitivas, já que o bom desempenho do franqueador é considerado como um dos indicadores da saúde financeira deste novo empreendimento.
“Para se ter uma idéia, uma pesquisa do Sebrae mostra que negócios abertos no sistema de franchising apresentam taxa de mortalidade de 5%. Taxa muito inferior aos 80% referentes a pequenos negócios que fecham nos primeiros cinco anos de vida. Não podemos deixar de levar esses dados em consideração no momento de conceder crédito”, afirma Carlos Eduardo Maccariello, diretor de Produtos Pessoa Jurídica do Itaú Unibanco
O apoio à cadeia vai além do desenvolvimento de produtos e da concessão de crédito. “O Itaú acredita que o sucesso de um negócio está atrelado à informação e entende que um banco precisa estar cada vez mais próximo do cliente, oferecendo conteúdo relevante e diferenciado para a gestão dos seus negócios”, completa Maccariello. Para reforçar essa estratégia, o banco realizou, na última quinta-feira (26), o Seminário Itaú de Franquias
Para explorar o assunto, a instituição financeira convidou Cristina Franco, vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising; Osvaldo Moscon, diretor de Desenvolvimento de Canais de Vendas e Franchising de O Boticário; e Denis Santini - professor da ESPM, da FIA/Provar e sócio-diretor da MD Comunicação, primeira agência especializada em franquias e redes.
Cristina Franco, vice-presidente da ABF, iniciou o ciclo de palestras e apresentou números que comprovam o expressivo crescimento do setor de franquias. Segundo dados da associação, o setor registrou na última década (2001 a 2010) crescimento de mais de 300%. Cristina também chamou a atenção para a importância do franchising na geração de empregos. “Hoje, o franchising é um importante modelo social, já que o jovem encontra nesse nicho a oportunidade para o primeiro emprego”, ressaltou ela. Os números corroboram a afirmação já que o setor gerou mais de 770 mil empregos diretos somente no ano passado.
Outro dado que chama a atenção é a expansão das redes em funcionamento no País. Na comparação de 2010 com 2009, o número de redes aumentou 12% e triplicou se consideramos a última década. As redes de franquias do segmento alimentício foram as que apresentaram maior crescimento no período, registrando 39,9% de alta no faturamento na comparação 2009/2010. Para concluir a apresentação, Cristina lembrou ainda que o setor ficará ainda mais aquecido por conta dos eventos esportivos dos próximos anos e que este será um ótimo momento para quem quer investir no segmento.
O diretor de O Boticário, Osvaldo Moscon, explorou as estratégias da companhia para se consolidar como uma das maiores redes de franquias do Brasil. Osvaldo defende que os franqueados devem ser convidados a participar das ações estratégicas da empresa e que é preciso desenvolver as ações em conjunto com toda a rede. Osvaldo ressalta ainda que uma rede de franquias bem sucedida é construída com muito treinamento, orientação e suporte para a expansão do negócio. O Boticário treina, em média, 60 mil pessoas por ano.
“Para garantir bons resultados e a qualidade da nossa entrega, precisamos formar multiplicadores, pessoas que transmitam, mesmo à distância, os nossos conceitos e valores”, afirma. “Temos como objetivos engajar o empreendedor na missão da marca, além de incentivar o franqueado com estrutura e capacitação para o desenvolvimento sustentável do negócio. Os consideramos como sócios e acreditamos que pessoas comprometidas dão resultado. Não é à toa que os nossos franqueados têm, em média, 19 anos de casa”, concluiu Osvaldo.
Para finalizar a programação, Denis Santini, professor da ESPM, da FIA/Provar e sócio-diretor da MD Comunicação, falou da importância do marketing para as redes de franquias e explorou os desafios e especificidades da relação entre franqueados e franqueadores. “A relação entre as duas pontas deve ser de soma. Tanto franqueado como franqueador precisam entender que têm os mesmos interesses e objetivos e que, para alcançá-los, devem trabalhar em sintonia, gerando vantagens competitivas para ambos”, explica Denis.
“O dia a dia da relação entre franqueados e franqueadores é desgastante e, assim como em um casamento, é preciso ter uma série de práticas diárias para manter uma troca eficiente e produtiva”, descontraiu o professor. Denis ressaltou ainda que o franchising é uma oportunidade para quem quer ser um empreendedor, pois, segundo ele, para abrir uma franquia, em muitos casos, não é necessário ser um especialista no segmento que em vai atuar
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