sábado, 25 de agosto de 2007

MBA - FRANCHISING I

Qualificação para potenciais franqueadores e franqueados

De olho nas cifras do setor de franchising, que no ano De 2004, faturou R$ 31,6 bilhões, 9% acima do volume comercializado em 2003, instituições de ensino estão preparando programas específicos de pós-graduação.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) está criando o Curso de administração de franquias, com 60 horas.

Já a UniverCidade tenta reunir interessados para um MBA em franchising, com 360 horas. Apesar de esses cursos de pós-graduação ainda não terem sido lançados, potenciais franqueadores e franqueados encontram, nos programas de gestão do negócio, varejo, marketing e finanças, disciplinas que dão uma visão do mercado e ensinam a identificar eventuais entraves gerenciais ou operacionais.

A gerente de franquias da grife de moda infanto-juvenil Yep, Danielle Monteiro, conta que o MBA em varejo, que cursou na Universidade Veiga de Almeida (UVA), foi determinante para melhorar sua posição na empresa. Danielle, que já tinha feito faculdades de administração e de estilismo, era gerente de compras. Há um ano, quando estava fazendo o MBA, surgiram propostas de franqueados. Como os proprietários da rede precisavam de uma pessoa para gerenciar a relação da empresa e dos fornecedores com o franqueado, e zelar pela qualidade do produto e do atendimento na unidade franqueada, passei a cuidar disso, conta Danielle, acrescentando que, no curso, é desenvolvida uma profunda análise do perfil do franqueado, das necessidades de pontos de vendas diferenciados e é estudada a legislação do setor.

Outra opção que em breve chega ao Rio é o curso de Conhecimento avançado de franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF). São nove módulos, entre eles, avaliação do potencial para virar franquia, plano de expansão, programa de treinamento e aspectos jurídicos. O último módulo é a realização de um case de elaboração de um plano para implantação de uma franqueadora.

Em SP, há formação para o setor É um curso de 72 horas, que já formou várias turmas em São Paulo e agora será oferecido em outras cidades. No segundo semestre de 2005, começaremos uma turma em Recife e, em 2006, abriremos turma no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Também estamos estudando propostas para ministrá-lo in company (direcionado para uma empresa especificamente) informa o diretor de cursos e eventos da entidade, João Baptista Junior.

Em parceria com a Azov Educação em Varejo, a UniverCidade formatou o MBA em franchising, que poderá começar em setembro o que depende de a escola conseguir quórum para formar a turma. Segundo o coordenador do curso, Luiz Antonio Secco, o objetivo é elucidar conceitos e apresentar ferramentas práticas relativas ao setor:

O programa inclui técnicas de varejo para franquias, localização e negociação do ponto, planejamento de vendas, compras e estoques, marketing, direito, relação franqueado versus franqueador, além de palestras sobre cases de sucesso de redes de franquias.

Planejado pelo coordenador acadêmico do MBA em marketing, Luiz Carlos Sá, e por uma das professoras da disciplina marketing de varejo, Eliane Bernardino (da rede Mister Pizza e foi presidente da ABF), o Curso de administração de franquias da FGV deverá entrar no mercado em breve.

Segundo Sá, a escola percebeu o interesse de muitos alunos do MBA em marketing, pois, na disciplina marketing de varejo, os professores abordam o tema franquia, em que é apresentado o passo-a-passo para o empresário se tornar um franqueador.

Muitos alunos têm um pequeno negócio, mas não tem capital expandi-lo e, por meio de uma franquia, criam uma oportunidade de expansão mais rápida diz Sá, lembrando que outros franqueadores, como Daniel Plá, da rede de lojas de fotografia De Plá, fazem parte do corpo docente do curso.

[O Globo em 21/06/2005]

Nenhum comentário: