terça-feira, 23 de outubro de 2007

CIRCULAR DE OFERTA DE FRANQUIA

Por Luciana Marques de Paula - Advogada - Site ABF

A Circular de Oferta de Franquia, também conhecida por COF, é o documento usado pelo franqueador para fornecer as informações comerciais, financeiras e jurídicas da sua franquia para investidores interessados em adquirir e operar uma franquia de sua rede. Este documento é formal e deve ser entregue pelo menos dez dias antes da assinatura do pré-contrato de franquia, caso o candidato realmente decida investir na franquia em questão.

A Circular de Oferta de Franquia estabelece as regras do jogo.
O artigo 3º da Lei 8955/94 traz claramente os requisitos legais que deverão conter na Circular de Oferta de Franquia. Estes requisitos deverão ser observados com critério para não ensejar nenhum motivo de rescisão de contrato, pois se trata de uma exigência legal com disposição de penalidades para o seu descumprimento.

Com o advento da Lei 10406 - 10/1/02, houve um certo rigor nas relações comerciais, no que diz respeito à boa fé e as leis que regem o mercado (art. 113 NCC).
O franqueador não deve prometer o que não pode fornecer, não deve omitir e nem falsificar dados, não pode ampliar informações e não deve criar expectativas irreais aos candidatos à compra da franquia.
Caso contrário, o franqueador corre o risco de ser responsabilizado pelo franqueado lesado - se ficar comprovado que as informações constantes da Circular de Oferta de Franquia não eram verdadeiras, a indenização deve ser paga.

A falta de entrega da Circular de Oferta de Franquia pelo franqueador ao franqueado pode gerar conseqüências graves, tais como: anulação do contrato de franquia, devolução de todas e quaisquer quantias, devidamente corrigidas que por ventura tenham sido pagas ao franqueador ou representante por ele indicado, além das perdas e danos. É importante notar que nenhum valor deve ser pago ao franqueador antes do recebimento da Circular de Oferta de Franquia. Caso isso esteja sendo exigido pelo franqueador, tenha certeza que o mesmo já está começando uma relação sem seguir as regras estipuladas pela lei de franchising.

A proposta de alteração da lei 8955/94 dispõe que a Circular de Oferta de Franquia será escrita em língua portuguesa, trazendo esta grande novidade em razão do grande número de franqueadores estrangeiros interessados em expandir seu negócio aqui no País. Portanto, é de grande valia que além da linguagem simples e acessível, que seja também, escrita em português.

Ao analisar a Circular de Oferta de Franquia, deve-se considerar o atendimento aos requisitos legais e as praxes do mercado, tendo sempre em mente a posição do franqueador, quanto à:
- Solidez de sua empresa, com referência aos balanços contábeis (o último balanço da rede deve ser anexado à Circular de Oferta de Franquia), quadro societário e pendências jurídicas;
- Descrição do negócio franqueado, com referência à exclusividade de território, concorrência após o término do contrato, características do 'Franqueado Ideal', o valor do investimento e o prazo de retorno, relação dos franqueados ativos e desligados da rede e canais de comunicação da rede com seus franqueados;
- Condições contratuais para a sucessão pós morten (caso de morte entre os quotistas) e empresária, aplicação do direito de preferência, a possibilidade de possuir mais de uma unidade;
- Serviços a serem prestados, como o suporte oferecido durante a vigência do contrato, e a especificação das taxas necessárias para seu ingresso e remunerações periódicas
- Royalties e Fundo de Propaganda;
- Histórico resumido da franquia e o registro da marca no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Cabe ressaltar ainda que esse leque de informações foi ampliado nas propostas de alteração da Lei 8955/94 que será encaminhada ao Congresso Nacional. Entre outras alterações, a Nova Circular deverá explicitar as regras de transferência ou sucessão; locação e sublocação; condições de renovação e indicação do prazo contratual; cota mínima de produtos, política de preços ao consumidor, existência de conselho ou associação de franqueados com detalhamento de competência para gestão e fiscalização da aplicação dos recursos de fundos existentes. O franqueador também deverá ter o cuidado de analisar rigorosamente o perfil do candidato, evitando surpresas desagradáveis.
É recomendável que essa análise inclua, além da capacidade financeira, os aspectos psicológicos do candidato. Afinal, ele deve ser uma pessoa emocionalmente segura e comprometida com a continuação do seu negócio.

De qualquer forma, para o ingresso ao Sistema de Franchising, é necessário que o interessado e o Franqueador analisem não somente o que está escrito na Circular de Oferta de Franquia, mas também tenham o cuidado de buscar conhecimentos técnicos e empíricos, de preferência sem abrir mão da assessoria de um profissional especializado na área.

30 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Quem dera tivesse lido antes esse artigo que vocês escreveu! Aderi a uma franquia e tive um prejuízo enorme! Eles me entregaram a COF em tempo, porém omitiram informações, assim como não entregaram os balanços financeiros e advinha? estavam falidos! Sem contar que os produtos são de perfumaria e cosméticos e após iniciar as atividades, os produtos começaram a apresentar vários problemas de qualidade e apresentação.
Gostaria se possível de algumas dicas!!
Abraço

Unknown disse...

Sou empresário do ramo de confecção, tenho uma indústria a quase 10 anos e distribuo meus produtos por representantes. Atualmente temos 3 lojas próprias e após a abertura da última loja em SP, temos duas propostas de interessados em franquear nossa marca. Por este motivo estou buscando informações para pode agendar uma reunião com os interessados. Gostaria de ter acesso a muito mais informações e participar do blog.
Abraço
Leandro Pèreira

Unknown disse...

Sou empresário do ramo de confecção a quase 10 anos, distribuimos nossos produtos por representantes e possuímos 3 lojas e após a abertura da última em SP recebi 2 propostas de interessados em franquear nossa marca. Estou em busca de informações para montar um projeto e apresentar aos interessados.
Quero também participar do blog.
Abraço
Leandro Pereira

Gualber Calado disse...

Amigos quando emitir opinião que precise de retorno favor mandar o email para retorno, assim poderei responde-los.
Obrigado!
Gualber Calado

Anônimo disse...

Boa noite!
Gostaria de informações de uma franquia que estou interessada: Emporio Bijux. Se puder me ajudar enviando informaçoes, algo que saiba sobre a mesma, informações sobre como esta atualmente este ramo de bijuterias e acessorios, se é bem aceito no mercado, sobre financiamentos/emprestimos para estar investindo neste tipo de negocio(neste caso qual a taxa media de juros do mercado e se possuem prazo de carencia para começo de pagamento deste emprestimo e qual seria este prazo carencia),qual a melhor epoca do ano para se inciar este tipo de neocio, gostaria de saber principalmente se na maioria, as pessoas interessadas em alguma franquia geralmente possui o valor para este investimento ou recorre a emprestimo/financiamento, enfim toda orientação que puder me envier será muito proveitosa para mim.
Agradeço imensamente se puder me ajudar com alguma destas informações.
Atenciosamente,
Sabrina Sampaio Almeida.
e-mail:
sabrina-almeidinha@hotmail.com

Unknown disse...

Prezado Anonimo

eu tambem tive problemas com uma franquia , gostaria de troca informaçoes que talvez powssam ser uteis para ambos

Unknown disse...

Olá.
Achei muito útil as informações aqui postadas tenho avaliado muito a possibilidade de abrir meu próprio negócio e estou buscando informações e peço a gentileza se possível indicar alguma matéria ou algo interessante pq tenho pensado q este negócio pode ser uma franquia na área alimentícia tipo quiosque pois trabalhei vários anos gerenciando lanchonete dentro de uma empresa onde tinhamos tbm um restaurante industrial com média de 2.500 refeições dia, trabalhei nos dois setores. Desde já agradeço alguma sugestão.
Grato

Carlos (accosta40@hotmail.com)

Lia disse...

Olá, sou estudante de publicidade e estou tendo aulas de finanças, tenho que concretizar um projeto sobre franquias, abertura de uma franquia, escolhemos um bar/restaurante que fica em brasilia e águas claras (cidade satélite de brasília), gostaria de algumas informações como: Etapas principais,o que analisar...etc...
aguardo resposta, meu email é: elianenerioliveira@gmail.com

Débora disse...

Bom dia. Tenho interesse em adquirir a franquia da LAUNDROMAT e gostaria de saber maiores detalhes sobre esta franquia. Afinal, é um investimento razoavelmente alto e precisamos nos cercar de certezas no passo que iremos tomar. Meu e-mail: deborafiod@hotmail.com.
Aguardo retorno o mais breve.
Obrigada,

Gualber Calado disse...

Prezada Débora,

Sou apenas um consultor que eventualmente escreve e mantém o blog franchisingbrasil.blogspot.com. Infelizmente não tenho como lhe ajudar no que você pede.
Para minimizar sua angústia, aconselho que formalize o interesse junto ao franqueador peça referencias a outros franqueados (não deve ser difícil encontrar na relação de franqueados) e sobretudo estude atentamente a circular de oferta de franquia – COF, onde todas as informações devem estar expostas de maneira verdadeira sobre o negócio.
Por outro lado, aconselho você contratar um consultor experiente para lhe acompanhar em todo processo.
Boa Sorte!

Gualber Calado

Anônimo disse...

Boa tarde gostaria de uma informação gostaria de saber a diferença entre Fanquia e Licenciamento sou consultor de idiomas e trabalho no ramo há 15 anos tenho desenvolvido sistemas pedagógicos de ensino no âmbito empresarial e gostaria de me projetar no campo da franquia ou licenciamento. muito obrigado
sebastianronceros@yahoo.com

Anônimo disse...

Boa tarde,
Li o artigo por sinal gostei muito.
Tenho uma dúvida com relação a circular de oferta.
Na franquia, as cláusulas contratuais possuem características diferenciadas, mas quando o franqueador apresentar interesse em conceder franquia(s) deverá fornecer um documento denominado de CIRCULAR DE OFERTA. quais as informações obrigatórias deste documento e o prazo mínimo para que a circular seja entregue ao franqueador, bem como o que ocorrerá na hipótese de descumprimento da entrega dessa circular?

Anônimo disse...

Venho pedir uma orientação e ajuda sobre o não comprimento da Lei 8955/94 chamada Lei de Franquia, sancionada em 1994 pelo então Presidente da época; Itamar Franco, de uma firma que vendeu uma franquia para minha irmã e sua prima.
Há quase um ano atrás, foi oferecida uma franquia para mim, minha irmã e nossa prima. Os franqueadores dessa franquia era um parente próximo nosso e mais dois outros sócios dele sem laços familiares com a nossa.
No começo todos se empolgaram, pois era uma oferta que nos parecia interessante, já que tínhamos um dinheiro parado no banco e queríamos investir em algo. Uma 1º reunião foi convocada pelos “franqueadores” e falaram sobre a firma deles e toda aquela conversa de vendedor para que aceitássemos abrir uma franquia deles.
Alguns dias depois entraram em contatos com nós, para saberem se estávamos interessados na franquia, porém, em nenhum momento foi nos mostrados o Pré-Contrato e também não citaram o COF, que infelizmente nenhum de nós sabiamos da existência na época. Eles queriam que nós já escolhêssemos um local indicado por eles ou por nós e baseando-se apenas nisso, toparmos ou não entrarmos na franquia.Alguns locais foram mostrados e pediam que nós nos decidíssemos logo, pois segundo eles, por causa de nossas dúvidas, um local já havia sido alugado por causa de nossa demora de escolha.
Resolvi então ler algumas coisas sobre franquias e conversei com um amigo que é advogado sobre isso tudo, mas como ele não era da área de franquias, ele me disse que sabia que tinha de antes de aceitarmos a oferta de franquia deles, assinar qualquer documento, investir em algum local, parar alguma taxa, precisaríamos de um documento por parte deles para estudarmos se a oferta valeria ou não a pena. Que sem isso, para nós não pagarmos nada aos “franqueadores”.Porém, como não era a área dele, precisaria consultar um outro advogado do escritório dele que trabalha na área de franquias para nos informar melhor, antes de realizarmos qualquer coisa.
Conversei com minha irmã, com a nossa prima e expliquei sobre o que havia conversado com o meu amigo advogado, mas a alguns membros da família (ao qual um dos membros é dono da firma franqueadora) e da nossa prima ficava dizendo que eu estava querendo colocar areia no negócio, que iria dar certo sim e que no começo seria meio difícil, mas logo nós começaríamos a ter lucro. Pra não ficarem escutando o que eu dizia.
Pra evitar tudo isso, decidi desistir de entrar na franquia e falei pra minha irmãa fazer então o que ela quisesse, mas que abrisse os olhos, pois franquia não era bem aquilo que os ‘franqueadores”estavam oferecendo não. Que procurasse um advogado antes de tudo pra não fazer besteiras.
Com o local escolhido, os investimentos de montar o negócio começaram... e tão logo eles vieram com o contrato, mas sem o COF.Minha irmã e nossa prima, levando em consideração os laços familiares e uma certa ingenuidade não exigiram o COF antes de tudo e por sorte, por insistência minha, antes de assinarem o contrato, finalmente foram consultar um advogado.O advogado que era da área, falou tudo que meu amigo havia me dito anteriormente alguns meses atrás e muito mais.Disse que contrato era cheio de multas e que mais parecia ser uma firma filial do que uma franquia e...pior, não tinham o COF para ele estudar se valia ou não a pena elas assinarem o contrato, mas não foi só isso, pra piorar mais ainda, ele disse que elas não deveriam ter pago nada para eles, porém, já era tarde, pois a firma delas já estava montada, pagaram a taxa de adesão de franquia e ainda os primeiros royalties, sem terem recebido o COF 10 dias antes de realizar qualquer investimento, taxa de adesão ou royalties para os “franqueadores”.

Gualber Calado disse...

Amigos leitores,
Qualquer negócio que tenha sido fechado sem levar em consideração a Lei n° 8955 poderá ser anulado judicialmente. Consulte um especialista na área e boa sorte!

Anônimo disse...

Olá. Estou pesquisando sobre franquias e conheci uma empresa de cosmétricos que participa de feira de franquias mas na verdade ela não é uma franquia e sim uma concessionária. Eles me mandaram uma Circular de Oferta de Concessão. Logo de início eu achei que era tudo a mesma coisa, mas foram eles mesmos que disseram que essa marca não é franquia mas sim concessionária. Inclusive através do CNPJ deles eu não consigo fazer um financiamento bancário para abrir franquia porque eles não o são. Pode me ajudar?
Agradeço desde já.
E-mail: new_vill@hotmail.com

Anônimo disse...

oi! sr CALADO.
sou Julia e estou conhecendo esse blog hoje .
preciso saber como me preparo para um marketing na internet?, e quais as melhores empresas pra eu divulgar um produto no mercado atual e seguro?
e qual ferramenta usar como franquia para ser minha parceira de negócios?
pode me responder pelo email.
tocadaloba@hotmail.com

Anônimo disse...

oi! sr CALADO.
sou Julia e estou conhecendo esse blog hoje .
preciso saber como me preparo para um marketing na internet?, e quais as melhores empresas pra eu divulgar um produto no mercado atual e seguro?
e qual ferramenta usar como franquia para ser minha parceira de negócios?
pode me responder pelo email.
tocadaloba@hotmail.com

Anônimo disse...

oi! sr CALADO.
sou Julia e estou conhecendo esse blog hoje .
preciso saber como me preparo para um marketing na internet?, e quais as melhores empresas pra eu divulgar um produto no mercado atual e seguro?
e qual ferramenta usar como franquia para ser minha parceira de negócios?
pode me responder pelo email.
tocadaloba@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde

Meu nome e Marcelo e estou enterre sado em abrir uma franquia da doutor resolve ou doutor faz tudo no rio de janeiro. Mas estou em duvida, pois a doutor resolve e uma franquia que custa hoje 40,000,00 reais e e muito divulgada na mídia, já a doutor faz tudo custa hoje 20.000,00 reais e e pouca conhecida ainda no Rio. Ambas são franquia de serviços porem a Dr resolve na zona sul do rio aonde quero abrir não a mas disponível, já dr faz tudo sim pois como eu falei e pouco conhecida. Se alguém puder me ajuda com algum tipo de informação que me ajude a escolher uma meu e email e marcelogrodri13@yahoo.com.br

Rubens Lopes disse...

Bom dia, estou interessado em uma franquia da rede açai.com, gostaria de informações sobre essa franquia, quem puder me dar essa força agradeço muito.

Anônimo disse...

Boa tarde! Sou proprietaria de uma franquia e recebi o contrato da empresa com alguns ítens mencionados no COF, mas não assinei nenhum documento da COF antes de assinar o contrato, e agora devido a vários problemas estou encerrando a nossa unidade. Temos como entrar com alguma reclamação sem a nossa assinatura no COF ? Agrade~p

Anônimo disse...

Boa tarde, paguei a adesão R$ 5 mil de uma franquia, a Pufolandia, obrigatorio para dar continuidade ao processo. Quando da visitda da empresa na cidade, uma semana apos ter pago os 5 mil, descobri (nao pela pufolandia claro) que a franquia tinha sido um fracasso na minha cidade e que a pufolandia nao era muito direita. Desisti de levar adiante. Tenho como reaver os 5 mil?

Anônimo disse...

Olá! Glauber, tudo bom?
Meu nome é Letícia e eu tenho algumas dúvidas sobre o assunto, e gostaria que você pudesse me responder. Eu ví este texto no site da ABF, porém resolvi comentar aqui, porque eu percebo que você responde os comentários dos leitores, o que eu julgo de extrema importância.
Estou passando por um momento muito difícil no momento, pretendo contrata um advogado, mas gostaria de ouvir dua opinião. Estou enviando e-mail para você agora, já que prefiro não passar mais detalhes por aqui! Agradeço muito se você me responder!
Obrigada

Anônimo disse...

boa noite, gostaria de saber se a franquia tem um prazo para montar a loja. Comprei uma franquia e estou entrando no terceiro mês de aguardo para montarem a loja.
Poderia me ajudar nessa questão.

Lisia disse...

Ola,
Gostaria de saber se alguem sabe alguma coisa sobre uma franquia que se chama Brasil Treina. Obrigada Lisia

Anônimo disse...

Desejo referencia da franquia Pufolandia.

Anônimo disse...

Olá !!!

achei muito interessante este post, mais em nenhum momento encontrei algo sobre Franquia Virtual, aquelas que não tenho necessidade de funcionários ou loja física, como proceder então em relação ao COF e abranger estas regras e normas já que a empresa é nova com ideia inovadora na area de leilão, pelo que vi poderei indicar novos franqueados já que existe limite máximo de franquias a serem vendidas no país. como devo proceder ?
preciso de dicas !!!

abrigado e abraços

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se o envio da Cof ao candidato a franqueado é obrigatório por AR, e como provar que ele recebeu esta cof? Ele assina o recibo e envia escaneado ou por correio?

Anônimo disse...

Decorridos os primeiros 5 anos, na próxima renovação do contrato de franquia,é necessária a apresentação da COF para a renovação do contrato de franquia por mais cinco anos.E no caso de não apresentação o contrato pode ser anulado com base na lei de franquia?

Anônimo disse...

Ola amigo, a empresa já te recarciu os valores ?