quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Goóc seleciona franqueados

Investimento inicial em unidade da franquia, que trabalha com material reciclado, é de R$ 85 mil

Conhecida por fabricar com material reciclado produtos de moda masculina e feminina, a Goóc lançou este ano um total de cinco lojas próprias em São Paulo, Recife e Salvador. O objetivo da marca, presente desde 2002 em multimarcas como C&A e Le Postiche, foi ganhar know-how como varejista e iniciar o sistema de franchising. No mês passado, foram montadas cinco franquias em Florianópolis, Juiz de Fora, Vila Velha e São Paulo. Pneu e lona de caminhão estão entre os materiais usados para fazer chinelos, sapatos, bolsas e bermudas.

A marca tem o foco direcionado para jovens das classes A e B. Para adquirir uma franquia, o investimento inicial é de R$ 85 mil em uma área mínima de 40 metros quadrados. Nordeste e Rio de Janeiro estão entre as prioridades da marca.A origem da palavra Goóc é vietnamita e significa raiz. O diferencial da marca está nas roupas, acessórios e calçados inspirados no uniforme dos soldados vietnamitas. A linha "Dép" segue o modelo semelhante ao de um calçado que era feito com resto de pneu dos veículos destruídos em combate.

Há 27 anos, o vietnamita Thai Quang Nghia, dono da marca, foi resgatado na costa brasileira por um navio da Petrobras. O barco de pesca em que viajava trazia fugitivos da guerra e naufragou por excesso de passageiros. Nghia foi levado para São Cristóvão, bairro da Zona Norte do Rio, mas decidiu recomeçar a vida em São Paulo, onde trabalhou por seis meses vendendo bolsas. Desde então, criou a empresa Domini, que há 19 anos comercializa bolsas pelo sistema de vendas Avon. "A vontade de divulgar a cultura vietnamita eu já tinha desde os 17 anos, mas em 2002 surgiu a idéia de usar o material reciclado, que ainda é pouco aproveitado no Brasil, para criar roupas semelhantes aos que os soldados do meu país utilizavam", recorda Nghia. Segundo a gerente de expansão, Luciana Gomyde, outros fatores que contribuem para o sucesso e crescimento da franquia Goóc são os treinamentos de vendas e a ambientação da loja, caracterizada como uma tenda vietnamita todo o ambiente é decorado com bambu, grama sintética, pneus e elementos da natureza. O layout do estabelecimento está incluído no capital inicial.

O candidato tem a liberdade para escolher o ponto-de-venda, mas a opção final para escolha do local será analisada com a empresa. Com o estoque inicial de R$ 30 mil, incluídos no investimento de abertura da franquia, é possível ter na loja cerca de 2 mil peças, entre calçados e roupas."Buscamos empreendedores que gostem de ler, viajar e praticar esportes para se tornar franqueado", diz Luciana. Nghia afirma ter encontrado um número grande de interessados em fechar contratos, mas sem o perfil da marca. "Muitos comerciantes querem se tornar franqueados, mas isso não basta porque é preciso se identificar com a cultura vietnamita e ter uma relação profunda com a natureza".

A gerente de expansão diz que o franqueador não cobra taxa de publicidade e que, ainda assim, o investimento no marketing é forte para divulgar a marca. Segundo Luciana, a Goóc está presente em programas de TV com bastante audiência e que são voltados para o público jovem. A estimativa para o ano que vem é que sejam abertas mais 40 franquias. Para 2007, a Goóc pretende conquistar 80 franqueados. Nghia explica que, por causa da pouca experiência no varejo, a empresa buscou, para garantir a eficácia da formatação do negócio, a parceria da Kapta Assessoria em Gestão de Franchising, que está há 13 anos no mercado.

Na análise da consultora do Sebrae/RJ, Thaís Helena de Lima Nunes o risco do investimento é médio por causa do capital inicial e por se tratar de produto alternativo pouco testado no mercado varejista. "Apesar de ser vendido em multimarcas antes de se tornar marca própria e franquia, a aceitação dos produtos diretamente nas lojas funciona diferente", ressalta.afinidade com a filosofia de vida é importante Said Rosária Godinho Freire trabalha há 11 anos como terapeuta corporal e, desde o ano passado, procurava um empreendimento que tivesse afinidade com a sua filosofia de vida. "Queria estar dentro de um negócio que me desse retorno financeiro sem que abandonasse os princípios do meu trabalho de terapeuta", conta. A empresária, que inaugurou a franquia no Shopping Praia da Costa, Espírito Santo, acrescenta que o diferencial da marca está no layout da loja e no conceito de trabalhar com produtos ecologicamente corretos. "Os vendedores foram treinados para conhecer a origem dos produtos e a história da marca", afirma.

Contador há mais de 20 anos, Sérgio Batista Paz deixou o trabalho contábil de lado e começou a procurar um negócio para investir que apresentasse alguma novidade. "Sempre pensei em atuar no comércio, conheci a Goóc na última feira da Associação Brasileira de Franshising, em São Paulo, e o que me chamou atenção foi o conceito da marca", conta. Em novembro, o empresário inaugurou uma franquia no Shopping Center Lapa, na capital paulista. "Mais de 70% dos clientes são homens e o tíquete-médio tem sido de R$ 120", diz.

Fonte: JORNAL DO COMMERCIO

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